Verão Literatura Brasília

verao literatura
verao literatura brasilia
1
Sandra Santos - · Porto Alegre, RS
18/2/2011 · 2 · 1
 

Quem me acompanha no twitter e outras redes sociais já sabe do que estou falando, pois o evento foi transmitido ao vivo pela Internet, via twitcam, e “bombou”. O 1º Verão Literatura de Brasília reuniu poetas, músicos, fotógrafos, artistas plásticos. Contou com lançamentos de livros, debates, exposições, música, videos, intervenções poéticas e urbana.

Para início de conversa, quem abriu a programação foi o novo secretário de cultura, o poeta Pedro Tierra, Hamilton Pereira, dono destes versos aqui
“a meu modo/ desorganizo as palavras/ para decifrar intervalos de silêncio/
- neles reside o sentido da fala - / ou para conseguir dizer/ o que oculta o verbo -
/da velha ordem.”
Antônio Miranda, diretor da Biblioteca Nacional, levou um tema para debate:
Quem lê poesia no Brasil? Perguntas, dúvidas e respostas que suscitariam um post específico. Luiz Turiba e Nicolas Behr debateram sobre Poesia na escola. E Alexandre Brito propõe uma Literatura infantil para gente pequena, média e grande. Também ocupei um horário da excelente programacão, para falar de cantigas de roda e da ludicidade dos meus haicais-quebra-cabeça .E levamos (eu e Alexandre Brito) o “Instante Estante”: intervenção urbana que tem viajado pelas capitais do país, com grande sucesso.
Um destaque para a exposição de revistas raras, do poeta e pesquisador Paco Cac, também idealizador e coordenador do Verão Literatura.

E na mala?
Na bagagem, presentes e “escambos” cometidos entre os poetas participantes:
Do Turiba, sua poesia infantil e adulta. Do Ruiter, uma matriz de xilo e vários cordéis. Do Paco, além da carinhosa acolhida, um exemplar da revista “Urbana”, raridade, que era produzida por ele e Samaral. Do Fred Maia, a edicão luxuosa de “O rei do Baião”, Luiz Gonzaga. Do Nicolas, o mapa da cidade de Brasília, literalmente, e a gentileza de todos os trajetos.
Também conheci a pessoa maravilhosa de Ivan Presença, do Quiosque Cultural do Conic, onde o Verão brilhou em todo o seu esplendor. Parabéns, Paco Cac!

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Cláudia Campello
 

gosto desse modo solto de dizer o que qdo e pq dos fatos... é como te ouvir daqui. E isso da poder de sugestao imesnso.
Essa por exemplo tingiu cores e aguçou a vontade de na proxima ir na bagagem....quem dera!!
valeu te ler..te saber.

bjssssssss

Cláudia Campello · Várzea Grande, MT 18/2/2011 21:35
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados