Clério José Borges Serra, ES

Clério José Borges

sobre o colaborador

CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT´ANNA, Historiador, Escritor, Poeta Trovador Capixaba.

CLÉRIO BORGES
Acadêmico Fundador e 1º Presidente da Academia de Letras e Artes da Serra, ES, ALEAS. Fundador e 1º Presidente do Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, CTC. É Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, desde 12/06/96. Acadêmico da Academia de Letras “Humberto de Campos”, de Vila Velha, ES. Conselheiro Titular do Conselho de Cultura da Serra, CMCS.

Nascido em Aribiri, Vila Velha, ES, em 15/09/1950, sendo, portanto Canela Verde. É morador do Município da SERRA, ES, desde 1979 e possui o título de CIDADÃO SERRANO, conferido pela Câmara Municipal, desde 1994.

Em 1987 foi eleito "Membre d´Honneur" do CLUB DES INTELLECTUELS FRANÇAIS, Paris, França e desde 2004 é Senador da Cultura, pela Sociedade de Cultura Latina, (SP).

ACADÊMICO ainda das seguintes Academias:
Academia Cachoeirense de Letras, ES; Academia Petropolitana de Letras, RJ; Academia Brasileira da Trova, (RJ) e da ALCEAR, Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas. Pertence a várias outras Entidades Literárias do Brasil.

Em 21 de Abril de 1991, proferiu palestra em Nova Prata, Rio Grande do Sul, no 2º Congresso Brasileiro de Poesia, junto com as atrizes da REDE GLOBO, CLÁUDIA ALENCAR E ARACY BALABANIAN.

Já foi entrevistado, sobre TROVAS, no Programa “SEM CENSURA”, por LEDA NAGLE, na TV EDUCATIVA do Rio.

Desde 2005, pertence, com Zenaide, a “PASTORAL FAMILIAR” da “Comunidade Católica São Paulo”, Eurico Salles, Serra, ES

LIVROS DE CLÉRIO:

1 – “HISTÓRIA DA SERRA”. Livro que relata a colonização da Serra. A 1ª Edição (Capa azul) é de 1998. A 2ª Edição (Capa amarela) foi lançada em 2003, com 242 páginas.

2 - O Trovismo Capixaba. Livro que relata a “História da Trova Capixaba”. Editora Codpoe, (RJ), em 1990, com 82 p. Capa do Artista Plástico Licurgo. Esgotado.

3 - Alvor Poético, Livro individual de Poesias e Trovas. João Scortecci Editora, (SP), em 1996, com 52 p.

4 - "Trovadores 87", Antologia de Trovas organizada por Clério Borges e Antônio Soares. Edições Caravela, 1987 - 2º Volume. Com 124 p. Esgotado.

5 - "O Melhor dos Melhores", Trovas de vários Trovadores. Lançado em 1987. Coleção Capixaba. Editora: Edições Caravela, RS. Esgotado.

6 - "Trovadores Brasileiros da Atualidade", Obra lançada durante o V Seminário Nacional da Trova em 1985. Edições Caravela. Com 112 p. Esgotado.

7 - "Trovadores dos Seminários Nacionais da Trova", Antologia de Trovas, organizada por Clério e Santa Inéze da Rocha. Edições Caravela, 1985, com 64 p. Capa de Licurgo. Esgotado.

8 - "O Vampiro Lobisomem de Jacaraípe". Livro de Cordel com 8 páginas. Folclore Capixaba. Edição do CTC, de 2004 - 2005.

9 - "SERRA EM PROSA E VERSOS – POETAS E ESCRITORES DA SERRA". Livro lançado no dia 15/09/2006, na Câmara Municipal, com a presença de mais de 300 pessoas, durante a Sessão Solene do DIA DO HISTORIADOR SERRANO, proposta pelo Vereador João de Deus Corrêa, o Tio João.

10 – “HISTÓRIA DA TROVA - ORIGEM DA TROVA CAPIXABA” Livro Lançado no CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES, de 04 a 07/10/2007, na Serra Sede.

FAMÍLIA
* Família de Clério Borges: Clérigthom, Cleberson e Dona Zenaide, com quem se casou em1979.

PALESTRAS
* Clério realiza Palestras sobre TROVA & TROVADORES e sobre a HISTÓRIA DA SERRA. Agendar pelo Tel.: 27 - 3328 07 53.

TRABALHO
* JORNALISTA. Clério trabalhou no Jornal "A Tribuna", de 1969 a 1972. Foi Foca, Repórter, Crítico de Cinema e chegou a CHEFE DE REPORTAGEM.
* ESCRIVÃO (PCES) há 32 anos, tendo recebido MEDALHAS de BRONZE, PRATA e OURO por serviços prestados.

HOMENAGENS
Ao longo de sua Vida Clério recebeu vários DIPLOMAS e MEDALHAS.

* Dia 30/03/2006, recebe a MEDALHA CHICO PREGO, na Assembléia Legislativa Estadual.
* Dia 10/02/2007 – DESTAQUE na Esc. de Samba, “ROSAS DE OURO”, no CARNAVAL CAPIXABA. O Enredo com base no Livro de Clério Borges

colaborações recentes

Dia da Poesia é comemorado com Palestra Serra ES overblog
20/10/2017 22:08 · 1

DIA NACIONAL DA POESIA.
Comemorando a data estivemos hoje na Escola Jones José Nascimento em Central carapina Serra ES onde estava sendo realizado o Café Literário. Estive usando o meu Fardão Acadêmico junto com o meu colega Roberto Vasco. Foi um belo evento. Alunos declamaram e Roberto e eu podemos falar sobre Poesia, Trovas e sobre a História da Serra.
Estivemos na Escola a... +

Clério José Borges e Roberto Vasco fazem Palestra guia
20/10/2017 22:03 · 0

DIA NACIONAL DA POESIA.
Comemorando a data estivemos hoje na Escola Jones José Nascimento em Central carapina Serra ES onde estava sendo realizado o Café Literário. Estive usando o meu Fardão Acadêmico junto com o meu colega Roberto Vasco. Foi um belo evento. Alunos declamaram e Roberto e eu podemos falar sobre Poesia, Trovas e sobre a História da Serra.
Estivemos na Escola a... +

Clério José Borges participa de evento na Paraíba overblog
9/8/2017 18:01 · 0

PALESTRA DE CLÉRIO JOSÉ BORGES NA PARAÍBA TEVE PRESENÇA DE PÚBLICO, MUITA POESIA E ATÉ SORTEIO DE LIVROS....
O Presidente do Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, CTC, Vice Presidente da Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS e Secretário Geral da Academia de Letras Jurídicas do Espírito Santo, Escritor e Acadêmicos Clério José Borges de Sant Anna, proferiu no último dia 03... +

III ENCONTRO NACIONAL DA CULTURA LATINA DO BRASIL banco
6/4/2017 12:24 · 1

No dia 25 de março de 2017, com o apoio do Escritor Capixaba Clério José Borges, nas instalações do Teatro Municipal Elio de Almeida Vianna, na Praça Duque de Caxias, Centro da Cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo foi realizado o III Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, presidido pela Escritora Dilercy Aragão Adler. Participaram do evento diversas... +

O que é Trova Trovadores Poesia Poemeto Rima Verso overblog
5/6/2013 00:22 · 3


Trovador é uma palavra derivada do latim, acusativo singular de “trobaire” (poeta), do verbo trobar (inventar, achar). Todo trovador é poeta, mas nem todo poeta é trovador, pois nem todos Poetas sabem metrificar, fazer o verso medido. É como a classe médica. Há os Clínicos Gerais e os Cardiologistas. Todos são médicos mas só alguns são Cardiologistas.
A trova possui o seu conceito... +
+listar todas

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados