Fred Furtado Barbacena, MG

Fred Furtado

sobre o colaborador

Formação:
Frederico Furtado é graduado em Comunicação Social pela UNIPAC Barbacena, formado na Casa de Arte&Ofício Ponto de Partida, pós-graduado em Gestão Livre da Cultura pela DUO Informação e Cultura, Gestão de Coletivos Criativos pela Universidade Fora do Eixo e pós-graduado em Gestão de Empreendimentos e Cidades Criativas pela Universidade de Córdoba (Argentina).

Ocupações:
Co-Criador do grupo Bar de Papo de teatro; Diretor de Produção do Grupo Ponto de Partida; Assessor da Diretoria de Políticas Culturais do Estado de Pernambuco; Consultor Assistente de Rômulo Avelar junto ao SEBRAE e FAOP; Gestor de Projetos no Ponto de Cultura Fábrica do Futuro em Cataguases; Produtor do Pontão de Cultura TV OVO em Santa Maria (RS), criador e Diretor do Instituto Coletivo77; Gerente de Projetos na Cria! Cultura em Belo Horizonte; Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Barbacena – FUNDAC; Diretor de Cultura e Turismo na AGIR (Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região) e atualmente é Diretor de Integração Regional na mesma instituição, AGIR. Conselheiro de Música do Conselho de Política Cultural de Minas Gerais para a gestão 2014-2016.

Realizações:
Realizou turnê do espetáculo O Menino e o Poeta, gravação e lançamento do CD Pra Nhá Terra; planejamento e lançamento da Bituca Universidade de Música Brasileira; gestão da reformulação do Fundo Estadual de Cultura e Calendário Cultural e Turístico de Pernambuco; lançamento do Polo Audiovisual de Cataguases; do programa VIVOLAB; comunicação colaborativa no Fórum Social Mundial em São Leopoldo (RS) e na 2ª TEIA Nacional (Encontro de Pontos de Cultura); gestão dos Programas Conexão VIVO, NATURA Musical e MIMO Ouro Preto; delegado nacional pela sociedade civil por Minas Gerais no 2º Ciclo de Conferências Nacionais de Cultura; delegado nacional pelo poder público por Minas Gerais no 3º Ciclo de Conferências Nacionais de Cultura; Co-diretor do filme Quilombo (2013), junto com a espanhola Ana Cristina Ortega Blanco, em projeto junto à ong CONTATO, em Belo Horizonte; Diretor do filme “Uma Maria, Um José” (2014) sobre dois pacientes da FHEMIG Barbacena; em realização do filme “Flausino Vale, a extraordinária revelação de arte”, sobre o violinista mineiro Flausino Valle; Co-realizador do projeto de intercâmbio Brasil-Alemanha Bach-bacena, realizando a parte audiovisual do espetáculo de conclusão de mestrado do bailarino barbacenense Wagner Moreira; Realizador das turnês brasileiras das bandas Molotov Jukebox (Inglaterra), Remi Panossian Trio (França) e Yellow Cap (Alemanha); Idealizador do Festival Alambique do Som de Artes Integradas, que comemora o aniversário de Barbacena e recebeu prêmio de R$50.000,00 do Ministério da Cultura pelo edital de Festivais Permanentes; Publicou o livro “A Vida em Jazz, Contos Para Jazzeificar a Vida”; Colaborador do site Cultura e Mercado.

Viagens Internacionais:
Representação do Estado de Pernambuco no “Mercat de Música Viva”, de Bic (Espanha); Viagem à Alemanha para realização do Projeto “Bach-bacena”, com Wagner Moreira; Viagem à Nova York para participação como realizador audiovisual do New York Fashion Week e para coleta de entrevistas com: Paul Singer (EUA) – um dos gestores da plataforma Pleimo, Gerald Seligman (EUA) – Criador e Diretor da “National Recording Preservation Foundation”, João MacDowell (BR) – músico brasileiro criador da Companhia Internacional de Ópera Brasileira, Sérgio Krakowski (BR) – pandeirista carioca, Seth Kugel (EUA) – colunista de turismo do New York Times, captando imagens para formatação do programa audiovisual Loucos Por Cultura e Loucos por Música.

colaborações recentes

Fundou-se a cultura. overblog
16/1/2013 02:49 · 20

Fundou-se a cultura de um povo chamado brasileiro, de vida assim, territorial-continental-esparramada-pelos-muitos-cantos. Com cantos e encantos tamanhos que singularidade nenhuma é só, e nem todas juntas são só conjunto no também do encaixe. Nesse continente de porte africano ou quiçá europeu das redondezas dos meridianos baixos se fala em todo canto uma língua portuguesa a mesma,... +

Bach-bewegt bacena: just a little bit (A)Normal. overblog
22/5/2012 04:16 · 0

Uma peça de Wagner Moreira.
Görlitz, Saxônia – Alemanha.
Maio de 2012.


Por Frederico Furtado



Observar o processo de delineamento nos palcos de um espetáculo de dança que realiza ao mesmo tempo um intercâmbio cultural entre dois países, localiza e distingue duas cidades ao mesmo tempo que convida a reflexão individual intensa sobre o ser humano imerso na coletividade... +
+listar todas

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados