Júlio Canuto São Paulo, SP

Júlio Canuto

sobre o colaborador

Paulistano, 30 anos, sociólogo.
Outros textos, trabalhos, artigos etc, podem ser lidos nos sítios: Observatório da Imprensa, Centro de Mídia Independente, Recanto das Letras, Leia Livro e, principalmente, no blog Pula o Muro.

"Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar.

Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

Graciliano Ramos, em entrevista concedida em 1948

colaborações recentes

Parábola do Homem Comum: Tossan Futebol Clube* overblog
24/7/2009 12:20 · 7

Sonho e realidade, vida e arte: correndo lado a lado. Futebol: sonho de menino; Sonho: sentimento diagonal de ascensão pela arte; Arte: representação dos sonhos e modelo para a vida; Vida: nossa realidade. E falando em arte, há pintura mais fundamental que um chute a gol, com precisão de flecha e folha seca? Representação da vida que diariamente – e principalmente... +

A dinâmica social no Vão das Almas banco
20/11/2007 22:01 · 75


Feriado em São Paulo é sempre bom: nada de trânsito, condução tranqüila... Bom para passear pela cidade, visitar parques, museus e tantos outros lugares.

Nesta sexta-feira estive na Pinacoteca, no bairro da Luz, centro de São Paulo. Dentre as inúmeras atrações deste espaço de arte, uma me chamou mais a atenção. Trata-se da exposição fotográfica Vão das Almas, do carioca Renan... +

Horizonte do desejo. overblog
27/8/2007 17:18 · 24

Pensar o comportamento político do brasileiro é tarefa pesada, ainda mais quando temos quase como senso comum a definição de acomodados ou conformados, definições estas que levam em consideração a baixa filiação associativa e ignoram a importante atuação dos movimentos sociais da década de 1980, impulsionadores de políticas públicas hoje essenciais; e a incansável luta do Movimento... +

História de superação? overblog
23/7/2007 14:30 · 10

Alguém aí se lembra quais eram as notícias que vinham diariamente do Rio de Janeiro até poucos dias atrás? Vou dar algumas dicas: a paisagem mais retratada nos jornais era o complexo do alemão ou o pão de açúcar? Os estouros eram de tiros ou de fogos? As lágrimas eram de emoção pela conquista ou de tristeza pela perda de parentes, amigos e até da esperança? É óbvio que não nos esquecemos... +

O fim do drible ou o fim do mundo? [1] overblog
8/4/2007 13:01 · 113

ao Beto Tristão (palmeirense), Dri Azevedo (corintiana),
Jão (santista), Léo (tricolor) e Kuraudo (japonês!).

“O intelectual brasileiro que ignora o futebol é um alienado de babar na gravata”(Nelson Rodrigues. À sombra das chuteiras imortais: crônicas de futebol. p.134)

Época estranha esta que estamos vivendo, não? Ou você já havia se imaginado discutindo nossa provável... +
+listar todas

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados