Paulo Murilo Amaral Belém, PA

Paulo Murilo Amaral

sobre o colaborador

PAULO MURILO GUERREIRO DO AMARAL - GRADUADO em Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA/1997), ESPECIALISTA em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM/1999), MESTRE em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-IA/2003) e DOUTOR em Música (Musicologia/Etnomusicologia) pelo Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2009). Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando em pesquisas dentro de campos do saber/linhas de pesquisa como etnomusicologia, musicologia, etnografia musical, estética musical e interfaces com antropologia urbana e das sociedades complexas. Na graduação e também no ensino técnico de música, ministrou (e/ou interessa-se por) disciplinas como piano, percepção musical, estética, educação musical, didática do ensino musical, história da arte e da música, regência coral, técnica vocal, canto coral, cultura popular, música e sociedade (antropologia/sociologia da Música e etnomusicologia), Música Popular Brasileira e metodologia da pesquisa científica em música. Participa dos grupos de pesquisa GEPEM (UEPA/Belém), GPMIA (UFPA/Belém) e Música Étnica e Popular - Brasil/América Latina (UNESP/São Paulo), todos cadastrados no CNPq.

colaborações recentes

SOFISTICAÇÃO E DISTINÇÃO NA BOSSA NOVA (...) banco
24/3/2010 22:24 · 4

Texto escrito em 2008, enquanto aluno de doutorado e por ocasião de uma Mesa Redonda em homenagem à Bossa Nova no Congresso da ANPPOM/Salvador. +

Tradição/Modernidade no Carimbó de Belém overblog
1/9/2007 12:37 · 153

TRADIÇÃO E MODERNIDADE NO CARIMBÓ URBANO DE BELÉM
Autor: Paulo Murilo Guerreiro do Amaral
Periódico: Música e Suas Interfaces, EDUEPA/2005 (Belém/PA)

Este trabalho constitui um resumo de minha Dissertação de Mestrado, defendida em 2003 no Instituto de Artes da UNESP/São Paulo. Não consta a bibliografia, pois ultrapassaria o limite de caracteres. Ademais, figuras musicais existentes... +

Estigma e Cosmopolitismo no Tecnobrega de Belém overblog
31/8/2007 14:41 · 83

TÍTULO ORIGINAL
Estigma e cosmopolitismo local: considerações sobre uma estética legitimadora do tecnobrega em Belém do Pará

AUTOR/CREDENCIAIS
Paulo Murilo Guerreiro do Amaral (UFRGS/CNPq)
pmurilo@interconect.com.br

PUBLICAÇÃO
Anais do III Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET/2006)

RESUMO
Incorpora-se à recente cena musical de Belém do Pará (Brasil/norte)... +
+listar todas

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados