O grande artista Gilberto Gil fez uma música profética em 1976 (compacto lançado pela Tapecar), um frevo-canção que tem por tÃtulo "Ninguém Segura Este PaÃs", que também foi gravado pelos "Novos Baianos".
Alguns pernambucanos nunca engoliram essa letra que afirmava que o se o baiano estava por cima, deveria existir algum pernambucano por baixo.
Essa música recebeu uma bem humorada resposta do grande compositor de frevo-canção pernambucano Carlos Fernando, falecido em 2013: o frevo "Lenha no Fogo", de 1977.
Mas com o passar dos anos a frase de Gil se transformou numa profecia. Você somente saberá o porquê da coisa se tiver interesse em baixar o textÃculo.
Do Galo da Madrugada, trios, axés e frevos sacanas. A uma provocação de Gilberto Gil num frevo, afirmando que o baiano estaria por cima e o pernambucano por baixo, Carlos Fernando respondeu o seguinte: "Em cima ou embaixo/Aquele abraço, meu nego".
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!