Do Compasso à Sambada

1
Bernardo Barreto · Recife, PE
1/8/2010 · 1 · 0
 

Amostra do texto

Música de alma... Música de corpo. Sonoridade original. Instrumentalização de raiz. Assim é a manifestação do coco, seja de roda, de umbigada, sapateado e outros mesclados que existem. O coco nasceu tanto das cantorias daqueles que tiravam o coco, os tiradores de coco, como dos escravos trabalhadores dos engenhos, que misturaram toda a tradição das manifestações africanas, como o lundu, o jongo, o tambor de crioula, com loas cantadas que falavam sobre a vida, o cotidiano e a reflexão social desse povo trabalhador e sofredor.

Sobre a obra

Trabalho de conclusão do curso de Pós-Graduação em Jornalismo Cultural, "Do Compasso à Sambada" trata de pesquisar uma das mais antigas manifestações musicais do Nordeste, o Coco. A pesquisa objetivou investigar esse fenômeno estritamente em território pernambucano, apontando as diferenças existentes na dança, musicalidade e historicidade do coco.

Esse trabalho é acompanhado de um documentário, intitulado "Do Compasso à Sambada", que retrata em relatos sobre o coco.

compartilhe



informações

Autoria
Luiz Bernardo Barreto
Downloads
356 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados