Pegadinhas exigem atenção na hora da escrita

Regis Capibaribe
1
Graça Filadelfo · Salvador, BA
15/10/2009 · 2 · 1
 

A internet, a febre dos blogs, as redes sociais, o Twitter, o Meme e tantas outras possibilidades virtuais favorecem uma prática muito positiva: a escrita. Mesmo pessoas resistentes em registrar no papel ou na tela suas ideias acabam aderindo à mania nacional, mundial.

Escreve-se de tudo. E é super-legal que isto aconteça. Agora, não custa lembrar a necessidade de um pouco de atenção na hora de construir o texto. A Língua Portuguesa tem inúmeras pegadinhas. Por isso são frequentes os equívocos.

Um exemplo: expressões com a mesma sonoridade e grafia diferente (concerto - relacionado à apresentação de orquestra; conserto - o ato de fazer reparos, consertar alguma coisa). Percebe a confusão? Que a troca de uma letra altera o significado?

O problema é que nem sempre as pessoas tem dúvida, quando a consulta ao dicionário torna-se indispensável. Então usam a forma equivocada achando que está certa e aí, na maior parte das vezes, o leitor percebe. E pega muito mal.

Gera trapalhadas também a palavra paralisação. A grafia correta é com S. Porém tem muita gente por aí escrevendo paralização. Eu mesma, no início da prática de reportagem, cheguei a redigir assim. Em certa matéria, um redator me chamou a atenção para o equívoco. Nunca mais errei.

Não sou purista em relação à gramática até porque o excesso de regras só faz dificultar a escrita, além de apresentar outro problema: o tempo longo para incorporar as mudanças decorrentes da evolução da linguística, esta sim um processo bem dinâmico. Mas creio na possibilidade da construção textual sem equívocos de grafia e/ou de corcondância. É que isso ocorre naturalmente no processo da aprendizagem.

Como o advento da internet impõe a prática da escrita, em todas as áreas, seria muito bom que as escolas de nível superior dedicassem mais tempo ao ensino do Português. Talvez assim os alunos fiquem motivados a ler mais e escrever com maior atenção.

Publicado em http://boaescrita.blogspot.com/
Foto: Regis Capibaribe

compartilhe



informações

Autoria
Graça Filadelfo
Downloads
551 downloads

comentários feed

+ comentar
kfarias
 

Vo-L-tei, apemas não porei comentários, já o fiz em outra ocasião, mas como escrevo ma emoção do momento, não conseguirei exprimir da mesma forma.
felicidade e abraços,
kfarias.

kfarias · Águas de Lindóia, SP 15/10/2009 19:36
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados