Pequenos mundos fora do Sistema Solar

Google
1
Mídia Livre · Rio de Janeiro, RJ
11/2/2011 · 1 · 0
 

A Nasa (site aqui: ) anunciou na última quarta-feira a descoberta de seis planetinhas que tem suas órbitas ao redor de uma estrela parecida com o Sol. Os pequenos mundos são feitos de uma mistura de rochas e gases, e possivelmente água. Este sistema planetário se localiza a 2 mil anos-luz da Terra.

Os planetinhas fazem parte de um sistema que levou o nome de Kepler-11, e que intrigou os cientistas por ser composto por um grande número de planetas, de pequeninas dimensões e muito próximos, uns dos outros.

Todos os planetas que orbitam a estrela parecida com o Sol são maiores que a Terra, e os maiores podem ser comparados a Urano e Netuno.

O telescópio Kepler

Lançado em março de 2009, o Kepler está medindo a luz de 100 mil estrelas nas constelações Cisne e Lira. A esperança é encontrar planetas com tamanho e composição semelhantes aos da Terra, dentro da chamada "zona habitável" - quente o suficiente para que exista água líquida, mas não quente demais para abrigar vida.

Desde o início da missão Kepler, foram descobertos 68 candidatos a planetas do tamanho da Terra e 288 maiores que o nosso planeta. Outros 662 planetas descobertos têm o tamanho de Netuno, 165 são comparáveis a Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. Outros 19 são maiores que qualquer planeta do nosso sistema.

Sobre a obra

[Pequenos mundos fora do Sistema Solar] - Nasa descobre possíveis planetas.

compartilhe



informações

Autoria
(c)Mídia Livre
Ficha técnica
(c)Mídia Livre
Downloads
223 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 3 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados