Mais Ajuda e Conselho no Overmundo

Hermano Vianna
22/1/2007 · 17
 

Depois das ótimas conversas nos posts Overpontos e edição e Primeiras Tarefas para 2007 (que neste momento somam 249 comentários!) uma conclusão é óbvia: o Overmundo precisa de um sistema de ajuda mais prático, que explique de maneira mais simples e contextualizada as funcionalidades das várias seções do site, pois as pessoas acabam colaborando sem ler a longa lista de perguntas e respostas da Ajuda.

Um primeiro passo para facilitar as coisas já foi dado: publicamos um resumo da Ajuda, o mais curto possível, no Participe - botão que aparece no cabeçalho de todas as páginas do site. Além de um Manual de (bom) uso do Overmundo, lá todo mundo também encontrará Os 10 Mandamentos do Overmundo, um divertido (achamos nós...) conjunto de regras para nortear nossas overvidas sobretudo nas filas de edição e votação. Recomendamos que todos(as) leiam com cuidado esses novos textos, e que eles sirvam de base para nossos comentários sobre as novas colaborações, julgando se elas são adequadas ou não para o site. A partir de agora vamos ser mais rigorosos na filtragem do conteúdo a ser publicado no Overmundo, podendo mesmo apagar as colaborações que escapem completamente dos objetivos resumidos nos novos textos do Participe, não deixando que sejam votadas. Não é censura, nem autoritarismo: toda democracia precisa de regras claras para funcionar bem, para todos os indivíduos aproveitarem ao máximo a convivência em coletividade.

Como disse: esse é só o primeiro passo para a melhoria do Ajuda. Estamos planejando a implantação de ajudas contextualizadas, que vão explicar - em cada seção do site - como usar as ferramentas ali disponíveis, e quais são suas regras de uso. Isso demora um pouco mais, pois envolve esforço complexo de desenvolvimento técnico. Anunciaremos por aqui as novidades, à medida que elas forem lançadas.

Outro assunto importante, aproveitando o post: hoje também vamos oficializar a criação do Conselho do Overmundo, enviando emails-convites para seus primeiros membros (a lista está nos comentários do post Overpontos e edição). Este Conselho vai ser uma equipe com os maiores e mais freqüentes colaboradores do site - portanto sua composição mudará a partir de março seguindo as variações na lista de karmas. A proposta é a seguinte: além de conversarmos de modo mais organizado e direcionado sobre o futuro do Overmundo, será nesse espaço que as propostas de tarefas para zeladoria do site serão feitas. O Observatório será o canal para dar as notícias sobre as atividades do Conselho para a comunidade do Overmundo.

Então: o ano está apenas começando. Nossos principais objetivos em 2007 são dois. O primeiro: criar um sistema de governança para o Overmundo (o Conselho é também um primeiro passo), que seja automatizado (provavelmente por um sistema de karmas aprimorado) e portanto independente da existência de uma equipe central de administração. O segundo: criar os fundamentos para a sustentabilidade do site - temos muitas boas idéias (algumas já muito bem encaminhadas) que serão aqui anunciadas em breve. Estamos muito animados com o futuro do Overmundo (e com o futuro da produção colaborativa de conhecimento no Brasil e na internet). É hora de trabalhar! Uma proposta bem prática: que tal começar os trabalhos com maior atenção e zeladoria nas filas de edição? Elas são a essência do Overmundo. Vamos nessa?

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Fábio Fernandes
 

Hermano, estou mais que dentro. Conte comigo!

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 22/1/2007 08:05
sua opinião: subir
Marcelo Terça-Nada!
 

Adorei os "mandamentos", ficaram muito divertidos mesmo! Parabéns por conseguirem compilar tão bem o turbilhão de propostas da comunidade. Achei que o Manual de Bom uso do Overmundo ficou bem fácil de entender. Legal reunir aquelas "boas práticas"...
Uma perguntinha (pois não lembro mais como é): quando a pessoa se cadastra, ela é convidada a visitar e ler a página "Participe"?

Abraços, Marcelo
http://virgulaimagem.redezero.org/

Marcelo Terça-Nada! · Belo Horizonte, MG 22/1/2007 10:11
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Fernando Mafra
 

Ótima iniciativa, os mandamentos ficaram legais mesmo. Tomara que surtam efeito; apesar de eu ficar ligado pra dar toques no pessoal que escorrega quase diariamente, tem hora que cansar ser o chato da brincadeira, tem gente que leva pro lado pessoal totalmente.

Curioso que eu rompi um deles quando entrei ;). Na minha primeira semana postei 1 ou 2 artigos no Overblog por dia, hehehehe. Isso que dá brincar de repórter.

Fernando Mafra · São Paulo, SP 22/1/2007 11:18
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

oi Marcelo: o cadastrado vai ser convidado sim a ler o Participe - queríamos tornar obrigatório, mas a página de cadastro ficaria enorme, e não garantiria a leitura... O negócio é a gente ir aconselhando a leitura.

oi Fernando: também isso acontece comigo com frequência - algumas pessoas ficam bravas, dizem que estão certas, o site errado, essas coisas... mas a maioria tem a melhor das intenções e estava pensando que aquela era a melhor maneira de colaborar com o site - quando descobrem as regras logo passam a colaborar bacana

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 22/1/2007 12:20
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Marcos Paulo
 

Resumido, abrangente e muito objetivo os 'Dez Mandamentos'.

Hermano, existe informações mais detalhadas sobre o Conselho? Eu entendi que proposta é "conversarmos de modo mais organizado e direcionado sobre o futuro do Overmundo", mas haverá um espaço reservado somente para os membros do Conselho? Como assim?

Não sei se não entendi alguma coisa, por isso peço que clareie minha dúvida(s).

Marcos Paulo · Rio de Janeiro, RJ 22/1/2007 13:44
sua opinião: subir
Marcelo Rangel
 

Muito bom o Manual, e também os mandamentos!

Marcelo Rangel · Aracaju, SE 22/1/2007 17:03
sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Como disse o Fábio, digo também eu.
Tô dentro, mano Hermano! :D

Dei uma olhada no singelo manual e nos mandamentos (e gostei tanto que os publiquei também eu meu blog). Como eu já disse, estão ótimos.

Estou na escuta para os outros trampos do Conselho. Por hora vou me concentrar em publicar as "inúmeras" matérias que estou devendo, over-zelar as filas de edição de Brasília, abrir mais um thread (este sobre o Guia) no Observatório e, com a ajuda dos Deuses, me recuperar da operação de ciso que vou fazer amanhã...
(ufa, como esse duende fala!)

Tamos aí.

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 23/1/2007 01:22
sua opinião: subir
Daniel Duende
 

eu quis dizer "EM meu blog"...

ato falho egocêntrico pega mal... muuuito mal... :D

Daniel Duende · Brasília, DF 23/1/2007 01:23
sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Já que eu falei sobre o "thread sobre o Guia Overmundo", aqui vai o link para ele: http://www.overmundo.com.br/forum/topico.php?topico=184

Ficou grande e emocional (que nem o Shrek, inclusive na verdura), mas eu gosto dele, viu?

E vamos tocando o trabalho em frente, que tem muita coisa legal a se fazer por aqui.
Visitem a fila de edição para papear sobre o que está sendo publicado, e não deixem de partilhar alguma coisa de sua vida e de sua cidade (ou de suas viagens) com a gente no Guia Overmundo.

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 23/1/2007 01:58
sua opinião: subir
Fernando Mafra
 

Recebi um e-mail dizendo que eu fui contemplado para o ilustre Overconselho, que achei estranho, já que eu não estou naquela lista publicada inicialmente pelo Hermano. Mas fiquei honradíssimo. Também o e-mail falou que em seguida receberia um convite para entrar para a lista do Conselho, que não chegou.

Agora fiquei confuso. Será que recebi o e-mail por engano?

Fernando Mafra · São Paulo, SP 23/1/2007 09:45
sua opinião: subir
jjLeandro
 

Hermano, estou com o Fabão e à disposição do overmundo para tudo nesse mundo..rsrs
Na escuta e aguardanda deliberações...adiante!

jjLeandro · Araguaína, TO 23/1/2007 10:36
sua opinião: subir
jjLeandro
 

correção: "aguardando"

jjLeandro · Araguaína, TO 23/1/2007 10:38
sua opinião: subir
Bia Marques
 

É só eu dar uma voltinha e a roda gira rápido nesse overmundo de ação. Os 10 mandamentos são em cima da pinta. Muito bom mesmo! Vida longa e muita criatividade, que a cada acesso isso aqui tá ainda melhor!

Bia Marques · Campo Grande, MS 23/1/2007 17:35
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Antonio Rezende
 

Acho que o PARTICIPE resume bem. Os dez mandamentos têm uma redação humorada, mas direta e necessária. Entendo que contempla bem o que foi debatido nos tópicos. Esse é o caminho.

Antonio Rezende · Palmas, TO 26/1/2007 19:25
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Alê Barreto
 

Hermano, o processo de construção colaborativo, alma do site e do seu projeto com toda equipe, ficou bem sintetizado no PARTICIPE. Todo mundo que me pergunta, a resposta agora é sempre a mesma: "amigo, clique no PARTICIPE" e terá esclarecimentos acessíveis e diretos para suas principais dúvidas".

Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 27/1/2007 17:19
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Jorgelherson
 

Excelente proposta, do que depender de mim, dentro das minhas possibilidades, poderei ajudar no que for preciso.

Jorgelherson · Ilhéus, BA 29/1/2007 17:21
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Spírito Santo
 

Ok total! Eu mesmo, que por não estudar devidamente as regras do site fui até ontem a imagem viva do 'novato overchato de galocha' posso afiançar: Mais ajuda e Conselho (e quem sabe até a exigência de um estágio obrigatório para novos usuários, antes da primeira colaboração)
Sucesso para o Overmundo!

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 30/1/2007 09:04
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados