Uma atração turÃstica do Amapá, atualmente tão pouco divulgada quanto preservada, é a viagem de trem para a cidade de Serra do Navio. A E.F. Amapá é uma das poucas ferrovias em atividade no Brasil que ainda transportam passageiros.
Inaugurada em 1956, era adiministrada pela Indústria e Comércio de Minérios (ICOMI) e sua parceira norte-americana Bethlehem Stell, para realizar o transporte do manganês extraÃdo até o terminal portuário de Santana, mas interrupção da atividade extrativista deixou a ferrovia praticamente sem o devido cuidado, prejudicando sua conservação, desde os assentos nos vagões aos dormentes – suportes de madeira que sustentam os trilhos. Uma pena para um patrimônio de enorme potencial turÃstico que sofre ainda com a até então falta de atenção do poder público.
Alheia às dificuldades, a locomotiva vence os quase 200 km de percurso graças ao esforço dos poucos funcionários que trabalham de forma quase artesanal em sua manutenção. O resultado desta persistência é uma viagem de sete horas de duração de indefinido valor histórico, ao longo da ferrovia, embarcam e desembarcam pessoas de várias localidades e, a cada estação, o comércio informal evidencia sua importância para a população local, embora temporariamente não sirva para grandes empresas.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!