Grupos de dança, música, teatro e circo de todo o paÃs, com foco na transformação social, se apresentam gratuitamente de 21 a 24 de maio!!!
Investindo no desenvolvimento da arte e da cultura como importantes ferramentas de transformação social, a Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte chega a sua quarta edição a partir do dia 21 de maio. O evento acontece a cada dois anos e reúne durante três dias de apresentações gratuitas no Teatro Carlos Gomes, cerca de 350 jovens artistas provenientes de 20 cidades e 12 estados de todas as regiões do paÃs, que trazem espetáculos de música, dança, poesia, teatro e circo. Pela primeira vez, a mostra ganha um evento especial de abertura, realizado no domingo, dia 20 de maio de 10h à s 18h, na Praça Tiradentes, com a presença de alguns dos grupos participantes e oficinas especiais abertas para o público presente.
O objetivo é abrir espaços para a divulgação de diferentes manifestações artÃsticas de grupos e organizações que atuam com foco na transformação social, além de criar momentos de intercâmbio e reflexão. Realizado pelo Centro de Estudos de PolÃticas Públicas (CEPP) e sob curadoria de Karen Acioly, Carlos Cavalcanti, Fred Paredes e Jayme Vignoli, o evento oferece condições técnicas e infra-estrutura para que grupos participantes possam se apresentar em palcos preparados para recebê-los com qualidade profissional.
A programação do evento é dividida em três dias pelo tipo de atração que será apresentada. No dia 21, a mostra traz espetáculos de música, com destaque para a Orquestra Santo Antônio de Música, de Conceição do Coité, no semiárido baiano; e para o Batucadeiros, que através da percussão corporal mobiliza jovens da periferia de BrasÃlia.
No dia 23, entram em cena apresentações de dança com a companhia Edisca, de Fortaleza, que possui trajetória artÃstica consolidada no Brasil e no exterior; e com o grupo Fantásticos do Passinho, composto por alguns dos jovens da periferia carioca que reinventaram a dança do funk. Fechando a programação do Teatro Carlos Gomes, no dia 24, o espetáculo mistura de linguagens traz todos os gêneros de manifestações culturais artÃsticas, como circo, teatro, poesia, música e dança, com a presença de artistas como os Brô MCs – grupo indÃgena de rap em Guarani – e o Núcleo de Artes Cênicas Sebastian, de Osasco (SP), criado pelo ator e bailarino Sebastian.
Palco de todas as edições anteriores, a Praça Tiradentes servirá como referências às atividades paralelas da mostra. Espaços culturais do seu entorno, como o Centro Carioca de Design, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Centro Cultural Carioca e Largo das Artes receberão oficinas de artes ministradas pelos próprios grupos convidados para o evento, intensificando o intercâmbio de idéias entre os participantes.
A 4a Mostra Brasil tem o patrocÃnio da Petrobras e da Light, e do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura/Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Laboratório Sergio Franco Medicina Diagnóstica e da ClÃnica de Diagnóstico por Imagem (CDPI), e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura/ Lei de Incentivo à Cultura - ISS.
Conta ainda com o apoio de diversas empresas e organizações: Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Rede Globo, Canal Futura, Publytape, IBOPE, Fundação Vale, Citycol, Subsecretaria de Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design - Centro Carioca de Design, Escola de Dança Centro Cultural Carioca, Largo das Artes, Observatório de Favelas – Agência Imagem do Povo, Palavra Assessoria em Comunicação, Marcela Bronstein Marketing Produções, Orquestra Petrobras Sinfônica e Escola Angel Vianna.
Veja a programação da 4ª Mostra Brasil no blog:
http://4mostrabrasil.blogspot.com.br/
Os ingressos para os espetáculos devem ser retirados na bilheteria do Teatro Carlos Gomes (Praça Tiradentes s/nº), com uma hora de antecedência. Sujeito à lotação do teatro.
Realização
Centro de Estudos de PolÃticas Públicas (CEPP)
Coordenação: Angela Nogueira e Cristiana Candal
www.juventudearte.org.br
Sobre o CEPP:
Fundado em 1991, o CEPP é uma instituição sem fins lucrativos, que atua em formulação, pesquisa, avaliação, e acompanhamento de polÃticas públicas e projetos sociais, em especial nas áreas de educação, cultura, saúde, desenvolvimento local, responsabilidade social e gestão municipal.
Sobre o Programa Juventude Transformando com Arte
Criado em 2005, pelo CEPP, o Programa compreende ações que visam contribuir para a identificação, o fortalecimento e a divulgação de grupos e organizações que trabalham com a arte e a cultura, envolvendo jovens, com foco na transformação social.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!