Autópsia inédita de D. Pedro I

1
Projeto Paralelo · Rio de Janeiro, RJ
11/2/2014 · 0 · 0
 

A Revista de História da Biblioteca Nacional de fevereiro revela a autópsia inédita de D. Pedro I, escrita por seu médico pessoal João Fernandes Tavares. Além de apontar a tuberculose pulmonar como causa da morte, o texto traz, em português antigo, detalhes sobre o histórico de saúde do imperador, sua vida política e pessoal. “Desde julho de 1832 quem ignorava os violentos trabalhos fizicos, as profundas affecções moraes, as privações mesmo soportadas durante o sitio do Porto? Perigo pessoal, anciedade no commando, e violentas contrariedades políticas fizerão aperceber pela primeira vez os assustadores signaes desta tão grave molestia” (sic). O documento de quatro laudas pertence a um colecionador particular que não quis ser identificado e é reproduzido na íntegra na revista.

D. Pedro I morreu em 24 de setembro de 1834 com 36 anos, muito jovem mesmo para os padrões da época. “O Creador do Imperio do Brazil, o Doador da Liberdade a povos dos dois Himispherios, o Libertador de Portugal, Viveo mui pouco para nosso amparo, para conciliação da Europa, e para a felicidade do Mundo. Por isso O choramos nós com sentidissimas, sinceras, e jamais interrompidas lagrimas” (sic).

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados