A proposta da banda cearense Bolacha Preta é trazer as músicas das décadas de 60 e 70 para o século XXI. Conectados com as possibilidades que as tecnologias trazem para o mercado da música nesse novo século, os membros da banda tramaram a gravação do primeiro videoclipe com base no trabalho colaborativo.
Os amigos Rodrigo Mattos e Mariana Pimenta, da Nenhum Destes, empresa dedicada a atividades de comunicação, cultura e lazer, se disponibilizaram para fazer a gravação durante apresentação da Bolacha Preta no Festival de Cultura da UFC Ecos de 68, no dia 28 de maio de 2008, em Fortaleza/CE. Assim, Luiz Alberto Zoo (voz e guitarra), Roque Ney Mota (voz e bateria), Caio Chagas (guitarra), Ed. Júnior (teclado) e Kalil CalÃope (baixo) aproveitaram a estrutura de palco oferecida pelo Festival para fazerem o registro em audiovisual das releituras criadas coletivamente para as músicas “Baiãoâ€, de Luiz Gonzaga e “Cidadão da Mataâ€, de Chico AnÃsio.
Três câmeras de alta resolução na mão de três bons cinegrafistas: Leandro Gomes Pinheiro, Philipi Bandeira e Rodrigo Mattos completaram a produção. O registro em vÃdeo contou ainda com apoio e co-produção da Rede Olhar e da Vila das Artes, entidades da Prefeitura de Fortaleza que, através de edital, cederam uma das câmeras para as filmagens.
As imagens foram gravadas em três momentos. A primeira durante a passagem de som e duas vezes durante o show, sendo o áudio utilizado no videoclipe referente à terceira gravação, captado por um laptop conectado a mesa de som, uma cortesia do amigo Antônio.
A primeira versão do videoclipe, feita por Rodrigo Mattos, entrou na net dia 11 de junho, no site FizTV (link: http://fiztv.abril.com.br/tv/?areaAtualId=2&videoId=11034) e já tem mais de 230 visitas. Essa versão também está no Youtube (link:http://www.youtube.com/watch?v=C3MU0Y-D7W8) desde o dia 23 de junho, onde, em dois dias, foi assistida por mais de 70 pessoas.
Todo o material audiovisual gerado foi disponibilizado para também para Leandro, que chamou o seu amigo Clóvis Markan Sousa da Silva, que é editor, e fizeram mais uma versão de clipe pra banda. A edição de Clóvis e Leandro foi pra internet no dia 24 de junho, no site FizTV (link: http://fiztv.abril.com.br/tv/?areaAtualId=2&videoId=11654) e em menos de um dia foi assistido 60 vezes. O trabalho desde o inÃcio foi pensado para divulgação no canal FizTV, que tem a grade de programação toda produzida por colaboradores que são remunerados pela divulgação de seus vÃdeos na TV.
Mais sobre a Bolacha Preta
Com menos de um ano de trabalho, já que a banda iniciou os ensaios em fins de 2007, a Bolacha Preta pode se orgulhar do caminho trilhado até agora. Participou de dois festivais, o II Rock Cordel e o Ecos de 68, esteve em programas locais de TV, gravou um CD Promo e fez shows em casas tradicionais de Fortaleza, como Maria Bonita, Órbita Rock Bar e Ponto de Luz. Em breve, colocam no ar o website www.bolachapreta.com.br. Fotos, videoclipe, informações e um pouco do som da Bolacha Preta já podem ser vistos no MySpace (link: www.myspace.com/bolachapreta) ou na comunidade no Orkut (link:http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=44368078).
Do baú de vinis para internet, que rode a Bolacha Preta!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!