Consórcio Mineiro de Audiovisual

Fotografia: Euler Junior (Estado de Minas)
Cineasta Geraldo Veloso
1
drigo · Belo Horizonte, MG
17/7/2009 · 2 · 0
 

A Associação Mineira de Cineastas, em 2006, convidou as entidades Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais e Instituto Humberto Mauro, estabelecidas no estado, para participar da criação de uma união de interesses complementares e que aportassem as suas vocações a um projeto maior, de desenvolvimento da atividade audiovisual. Foi escolhida, igualmente, a empresa Cultural Contact Ltda., em ação, em Minas, há dez anos, para a administração das operações do Consórcio Mineiro de Audiovisual.

O objetivo principal do Consórcio é o de atendimento às demandas, em escala, otimizando esforços humanos, técnicos e materiais, em geral, na equação de realização de projetos na área audiovisual.

As entidades signatárias dividem, entre si, áreas de atendimento a essas demandas (área criativa, área técnica e área de produção).

O Consórcio criou uma empresa para dar conta das operações de colocação dos produtos de sua ação, nos mercados audiovisuais (local, nacional e internacional): telas, televisões (abertas e por assinatura) e mercado de DVD’s, entre outras “janelas” e que traduz, juridicamente, os interesses envolvidos no Consórcio: DISTKINO Audiovisual S.A.

Há, em processo, alguns projetos em vários estágios de realização:

1. “Trilogia Urbana”: realização de três telefilmes de longa-metragem, sobre roteiros já existentes, produzidos no âmbito da Oficina de Roteiros, do cineasta Paulo Vilara e que teve o prestígio da AMC em sua realização; desenvolvidos em Belo Horizonte;

2. “Um Olhar Particular”, que consiste num seriado de 12 capítulos, com cerca de 24′; cada um e que registram comunidades locais do nosso estado. Já foram realizados três filmes em cidades como Miraí, Cataguases e Varginha e tem, programadas, mais nove produções a serem realizadas em Juiz de Fora, Muriaé, Leopoldina, Montes Claros, Ipatinga, Contagem, Caxambu, Guaxupé e São Sebastião do Paraíso;

3. “Retratos em 3 x 4″; (Belo Horizonte) que consiste na realização de filmes de ficção, com temáticas comuns, a serem realizados na região metropolitana de Belo Horizonte, com o mesmo formato (12 filmes de 24′; cada um);

4. “Retratos em 3 x 4″; (módulos no estado) que é a repetição do projeto acima, tendo em vista a sua ampliação para 12 cidades-regiões do estado (algumas já visitadas pelo projeto “Um Olhar Particular”);

5. “Alguns Vieram Correndo”, projeto de longa metragem a ser filmado em Belo Horizonte, algumas cidades mineiras, Rio de Janeiro e Nova Iorque;

6. Outros produtos audiovisuais, em estágio de elaboração.

O Consórcio Mineiro de Audiovisual começa, neste momento, um processo de recrutamento de profissionais (ou postulantes) para composição das equipes de realização dos projetos. Oficinas de especialização, formação e reciclagem, nas respectivas especialidades, serão oferecidas aos interessados que se inscreverem.

Todos os interessados em participar deverão se cadastrar no Consórcio Mineiro de Audiovisual, mediante solicitação.

Especializações demandadas: roteiro, direção, interpretação, produção, fotografia, som, edição, arte (cenografia, figurinos, maquiagem), trilha sonora.

Informações: consorcio.av@gmail.com (todas as comunicações serão respondidas individualmente e eventualmente pautadas reuniões e entrevistas para esclarecimento dos dados do projeto e seus desdobramentos, em nossa sede).

Profissionais participantes do projeto:

Marcos Pimentel

Fábio Carvalho

Paulo Augusto Gomes

Mário Alves Coutinho

Marcelo Castilho Avellar

Chico de Paula

Lourenço Veloso

Wilson de Oliveira

Geraldo Veloso

Cláudio Oliveira

Rubens Câmara

Danilo Rocha

Águila Motta

Paulo Vilara

Rodrigo de Araújo

e muitos outros

Coordenação Geral:

Geraldo Veloso

O Consórcio Mineiro de Audiovisual foi formado com o patrocínio da empresa ENERGISA (que aportou recursos antes de sua formação empresarial atual, através da empresa Cia Força e Luz Cataguazes Leopoldina), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Governo de Minas Gerais.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados