Na abertura, destaque para a construção coletiva

Clarissa Dutra
Evento reune, até quarta-feira, agentes culturais no Rio de Janeiro
1
Thiago Skárnio · Florianópolis, SC
17/9/2012 · 7 · 1
 


A diversidade de culturas, evidenciada pelas diferentes realidades e opiniões reunidas na abertura da Oficina de Indicação de Políticas Públicas para a Comunicação e Cultura, já deu mostras das profundas reflexões que devem movimentar o evento, que começou na manhã desta segunda-feira, no Rio de Janeiro.
Depois de uma breve apresentação de todos os participantes, a Diretora de Educação e Comunicação para Cultura na Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Juana Nunes, apresentou o Programa Comunica Diversidade, em desenvolvimento na Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do MinC, cuja elaboração será o objeto principal do trabalho desenvolvido nas Oficinas dos dias 17 e 19 de setembro.
Juana destacou o protagonismo do Ministério na promoção do diálogo entre Cultura e Comunicação, e a partir de um rápido histórico, lembrou que a construção de uma política de comunicação para a cultura é um processo que há tempos vem ganhando força dentro do Ministério. Ela citou como exemplos a Conferência Nacional de Comunicação e a I Conferência Livre de Comunicação Para a Cultura, em 2009, onde foram identificadas demandas de maior participação do MinC na articulação entre Educação e Cultura e Educação e Comunicação.
“Era necessário pensar o recorte da cultura na política de comunicação. Apesar das muitas iniciativas em torno desta bandeira, faltava um ambiente comum de articulação. Eram iniciativas fortes, mas isoladas, e estávamos em busca de um programa estruturante”, explicou Juana.
Segundo afirmou, a partir do estabelecimento do contato entre grupos que se encontravam no que chamou de “invisibilidade comunicacional” e os meios de comunicação alternativa, o movimento foi crescendo.
“Estamos trabalhando na formação de uma grande rede de comunicação, que tenha no centro não apenas o debate da comunicação e da cultura, mas também da diversidade”, afirmou.

Os Grupos de Trabalho
Na sequência, Alcione Carolina, coordenadora da SPC, falou sobre a dinâmica de trabalho que seria adotada na parte da tarde, quando os participantes se dividiriam em grupos para trabalhar as ações do Plano Nacional de Cultura que serão desdobradas em um Programa de Ações de Comunicação para a Cultura. Alcione lembrou que a construção do PNC foi um processo de muitos anos, e a ideia não é desconstruir ou mesmo deslegitimizar o que já foi feito, mas aprofundar as ações com foco na comunicação. “Algumas ações do PNC têm, ainda, um sentido genérico, e em alguns casos falta dizer o modo de se colocar em prática. O “saber fazer “ dos agentes culturais é que pode nos propor uma forma, indicar um caminho, apresentar um jeito novo de se fazer as coisas” disse, reafirmando a importância da construção coletiva dessa política, a partir da diversidade de saberes e discursos.
Amanhã (18/09), a programação prevê a realização do Seminário de Comunicação para a Cultura. Entre os palestrantes, representantes dos Ministérios da Cultura (MinC) e das Comunicações, além de integrantes de entidades e movimentos sociais com atuação focada nesses segmentos, promovendo um interessante debate a respeito do cenário atual, propostas e perspectivas em relação à promoção do direito à comunicação e cultura, e à expressão da diversidade nas diversas mídias.
O Seminário acontece no Auditório Gilberto Freyre do Palácio Capanema, à rua da Imprensa, 16 (Centro, Rio de Janeiro), das 9:30 às 19:00, e será transmitido ao vivo através do site http://culturadigital.br/comunicadiversidade/

compartilhe

comentários feed

+ comentar
PaiSoEmoO
 

(09Jogando .net o MELHOR SERVIDOR DE MU ONLINE DO BRASIL!
Season 6 Ep. 3 em todos os Servers. Sendo 7 servers diferenciados proporcionando sua diversão.
Não perca os Eventos e promoções do Dia das crianças, diversão para todos na Jogando.net:
- Jdiamonds e Jcachs em drobro, concorra a um iPad e diversos prêmios!
Estamos preparando a nova Maratona de eventos das crianças, em breve os melhores eventos de todos os tempos!
VEJA ALGUMAS NOVIDADES :
Novos kits : DEVASTATOR e SUPREMO DIAMOND V2 {apenas 100 unidades} com Rings e Pendat Mysthical ;
Novos Shields Power v3 18 opts ;
Conheça também o site de Animes Cloud: http://www.animescloud.com, mais de 20.000 videos online.
>> CADASTRE-SE E GANHE 5 DIAS DE VIP

PaiSoEmoO · Alfenas, MG 26/9/2012 20:13
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados