Noel Rosa e os tipos do samba

Fotoarte digital de Noel, por Luquefar
Uma fotoarte digital de Noel Rosa, por Luquefar
1
Toninho Camargos · Belo Horizonte, MG
12/7/2010 · 1 · 0
 

“Tenho passado tão mal: a minha cama é uma folha de jornal” – estes e outros personagens anônimos da música brasileira, marcas registradas de diversas fases da criação popular, estão presentes no novo artigo do blog Noel Rosa – 100 canções para o centenário. Variados tipos da cidade foram cantados por destacados sambistas, com os quais Noel tanto aprendeu como ensinou. Bom aluno, ótimo professor, suas belíssimas composições bem nos mostram isto.

O texto apresenta a reflexão sobre cotidiano presente na nossa música desde os trabalhos de João da Bahiana (um dos pioneiros do samba) até outros mais jovens, que se despontaram após a morte do poeta da Vila. Noel, neste rico processo de comprometimento cultural, que “ditou” caminhos para o samba, tornou-se esteio, mas teve com quem aprender!

Acesse “Tipos da cidade” no endereço noelrosacentenario.wordpress.com e acompanhe este e outros casos sobre Noel Rosa.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados