Nova Coletânea convoca autores para novo projeto

Bruno Resende Ramos
Nova Coletânea
1
Bruno Resende Ramos · Viçosa, MG
13/8/2010 · 0 · 0
 

Até o findar do mês de agosto o projeto Nova Coletânea estará recebendo poemas com a temática "Brasil que te quero outro" dos poetas do país, associados ou não ao projeto, numa proposta de inclusão literária e inserção social do estudante por meio da leitura. Para tanto o projeto recebe grande apoio da Revista CUltural Literacia, editada por Ana Merij e grandes nomes da literatura nacional; dentre os quais Adriano Botelho de Vasconcelos,Affonso Romano de Sant'Anna, Adelto Gonçalves,Amélia Pais,Deonisio da Silva, Gabriel Perissé, Helena Sut, Helena Vasconcelos,José Maria Arruda,Leila Míccolis, Lélio Braga Calhau,Sonia Maria van Dijck Lima. A concepção do projeto por Ana Merij oportuniza rica e contextualizada reflexão sobre as condições do país mediante as transformações almejadas pela coletividade em vários níveis. Reconhecendo os belos atributos da terra esquecemos a contrastante realidade de excluídos das políticas públicas, dos marginalizados pela relação de gênero, cor e condição social.
Mas, o que importa é esse novo olhar do autor capaz de inovar e reivindicar na poesia a grande luminescência do saber e da revolução cultural em nosso país.
A obra receberá conjuntamente poesias selecionadas de novos poetas da Rede Pública de Ensino.
"Affonso Romano de SantAnna será homenageado pela coletânea "Brasil que te quero outro" organizada pelo projeto do professor Bruno Resende Ramos Nova Coletânea e a Revista Literacia editada por Ana Merij.

A editora da Revista Literacia, uma revista eletrônica de cunho cultural fez contato com um dos organizadores do projeto Nova Coletânea, o professor Bruno e desde então muita coisa boa vem acontecendo. Em uma de suas partilhas, Ana apresentou o projeto do professor ao poeta e escritor Affonso Roamano que manifestou grande admiração pelas ações do jovem professor mineiro, deixando em seu blog uma espaço especial ao autor .

Quem tem lucrado com tudo isso são os jovens autores da E. E. "Santa Rita de Cássia" na cidade de Viçosa, onde os alunos estão sendo preparados para participar da seleção de suas obras no cncurso que elegerá poemas para serem publicadas na coletânea "Brasil que te quero outro".

A iniciativa de Ana e Bruno oportuniza a edição de novos autores mirins e faz a sua inclusão literária, valorizando a língua pátria e a formação crítica do cidadão.


"O Affonso Romano, todos sabemos é um grande formador de opinião, um intelecto privilegiado, entretanto o que mais nos aproxima de sua obra é o caráter educativo e conscientizador. Nossos jovens encontram na leitura de seus textos um retrato fiel das condições em que se encontra o nosso país".

Em tempos de tantas e simultâneas atualizações no universo da comunicação é preciso avançar como leitor. Por que não dizer como escritor também?

Os leitores e escritores têm de saber lidar com os novos elementos que compõem a língua escrita, assim como adquirir uma competência extra na utilização dos mecanismos que a plataforma digital, por exemplo, oferece. A essa competência de compreender e se utilizar das informações, estatísticas, regras, por meio de um código de leituras tão diverso chamamos LITERACIA.

O professor Bruno argumenta:

"Somos, assim, um projeto de intenções e queremos viver nos moldes da inclusão possível. O Projeto Nova Coletânea não quer e não pode seguir sozinho. Coincidentemente, surge em nosso favor uma Revista eletrônica que inova pela competência e experiência editorial. Capaz de mediar a nossa relação com aqueles que promovem a revolução leitora no país a Revista Literacia foi e será uma grande aliada no incentivo a leitura. Recentemente, cedeu-nos grande apoio na formulação e planejamento do projeto "Brasil que te quero outro". Graças à editora Ana Merij, recebemos incentivo do grande escritor e poeta Affonso Romano de Sant' Anna, a quem agradecemos as palavras de estimulo e o incentivo ao projeto. É ele quem há muito tempo inspira nossas ações e palavras. Affonso Romano que, nas décadas 50 e 60, participou de movimentos da vanguarda poética é um autor engajado com visão social e agudo censo crítico. É ele quem nos dá a conhecer melhor as estruturas, os mecanismos alienantes dos discursos institucionais da história pátria. Em seu belo poema "Que país é este?", convoca- nos a fazer uma leitura da conjuntura nacional, dos casos e descasos do povo e do poder. Um saber histórico que se ilustra no cotidiano de brasileiros marcados por lutas e exclusões constantes. Apesar de ter sido publicado em 1980, esse é um texto atual e intrigante; assim, ele servirá de base para o nosso projeto, principalmente por ser uma leitura do hoje e do agora, além de um aprofundamento na busca dessa literacia tão necessária. É, finalmente, um grande orgulho para nós iniciarmos o projeto "Brasil que te quero outro" tendo por base a poesia "QUE PAÍS É ESTE?".

Dados:

Poemas:

Máximo: 27 linhas (com o título)
Tema: Brasil que te quero outro.
Prazo: Até 30 de agosto
Envio: e-mail: brunoteenager@gmail.com
Condições:inscrição gratuita.
Seleção: feita por profissionais editoriais e especialista em literatura.
Mais informações por e-mail

Sem mais,

Organização

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados