O Festival Jazz & Blues vai deixar saudades.

1
grãmofonico · Joinville, SC
26/2/2010 · 6 · 0
 

A 11ª edição do Festival Jazz & Blues foi um sucesso. Em Guaramiranga, Fortaleza e Sobral, os amantes da boa múisica tiveram a oportunidade de prestigiar grandes instrumentistas de ronome nacional
e internacional. E é exatamente esse público fiel, tanto do Ceará como de outros estados do País, ao lado das atrações de peso, que garantem ao evento um lugar cativo no calendário cultural brasileiro.

Durante os quatro dias de Carnaval, Guaramiranga foi a casa do Festival Jazz & Blues, com apresentações em espaços
fechados e abertos, como os Ensaios Abertos e as Jam Sessions, com programação paga e gratuita. No Teatro Rachel de Queiroz, shows como os de Nonato Luiz e Túlio Mourão, Rovertinho Silva e Antônio José Forte, Paula Tesser e Trio Corrente,grupo de São Paulo que apresentou ao lado do saxofonista cubano Paquito D'Rivera, dentre outros, emocionaram a plateia.

Após a quarta-feira de cinxas, o festival desceu a serra. Passaram pelo Theatro José de Alencar grupos e instrumentistas como Trio Corrente, Paquito D'Rivera,
Wagner Tiso, Victor Biglione e o guitarrista norte-americano Magic Slim, que encerrou a programação do Jazz & Blues de 2010.
Quem também apresentou em Fortaleza, no Buoni Amicis's, foi a Big Time Orchestra, de Curitiba. ALém disso, a Hamônica Mercosul fez um animado show para o público de Sobral.

Uma das novidades da 11ª edição oi o Café no Tom, espaço de exposição, café e entrevista, como o patrocínio do Banco do Nordeste. O local teve a cenografica feita por Marcelo Santigado e contou também com as delícias gastronômicas da culinarista Mattu Macedo. Nele, os visitantes puderam conferir a exposição das des primeiras edições do festival.
Os visitantes que passaram pelo espaço também acompanharam as entrevistas que o jornalista e editor da revista Blues'n'Jazz, Heiton Ribeiro, fez com alguns instrumentistas que se apresentaram no Festival, como Carlos Malta, Chico Pinheiro, Rildo Hora e Márcio Resende.

Outra novidade foi o projeto Residência Artística. Em Guaramiranga, ao longo de uma semana antes do carnaval jazzístico, jovens instrumentistas tiveram aulas práticas e teóricas de música, todas gratuitas,
ministradas por instrumentistas conceituados na cena local e nacional. Durante o Carnaval, alguns destes alunos, que receberam uma bolsa para acompanhar o Festival, com patrocínio da Votorantim, apresentaram-se
em shows batizados de Toca Jazz, realizados no Palco Jazz & Blues.


Créditos:Degagê e Via de Comunicação

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados