No Curta TV deste domingo, dia 11, o público vai ficar por dentro dos primeiros passos de grandes realizadores. Muitos deles começaram pelos curtas-metragens, que representavam uma espécie de escola para quem quisesse fazer cinema. Alguns desses filmes caÃram no esquecimento, mas outros acabaram se transformando em clássicos, mostrando ao mundo o talento de cineastas que já no primeiro trabalho revelaram que nasceram para a coisa.
Nas décadas de 50 e 60, quando o mundo reinventou o cinema com os filmes de autor, toda uma geração de diretores talentosos mostrou a que veio através de curtas-metragens, como foi o caso de Glauber Rocha, com o filme O Pátio, e Rogério Sganzerla, com o curta Documentário. A atriz e diretora Helena Ignez, que atuou em O Pátio e, mais tarde, veio a casar-se com Sganzerla, dá uma entrevista ao programa sobre estes filmes, que traduzem bem o que viria a ser o cinema brasileiro moderno.
Na década seguinte, o esquema de filmes entre amigos, que virou uma marca registrada da produção de curta-metragem até hoje, continuou a todo vapor. O diretor José Joffily contou para a equipe de reportagem como foi a primeira experiência dele como diretor no curta Alô Teteia, de 1977. Este filme, que marca o começo no cinema de toda uma turma que é sucesso hoje, vai ser restaurado em breve.
O programa vai mostrar ainda grandes nomes do cinema hollywoodiano que também começaram dirigindo curtas, como Martin Scorsese. Quando ainda era estudante da Universidade de Nova York, ele impressionou a todos com a qualidade dos seus curtas. O primeiro deles, What’s a nice girl like you are doing in a place like this?, pode ser encontrado na web. Outro curta de Scorcese que também está disponÃvel na rede é The Big Shave, primeiro filme com o qual ele chamou a atenção do mundo.
Esta edição do Curta TV vai mostrar ainda os festivais dedicados apenas a filmes de diretores estreantes, como a Mostra Internacional do Primeiro Filme, que acontece em Timbaúba, na zona da mata pernambucana. A mostra exibe curtas e longas de diretores do Brasil e do mundo, e tem como objetivo criar uma vitrine para quem está começando.
Outro festival que segue essa linha e que também será mostrado no programa é o Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, com dez anos de historia. O festival é totalmente dedicado a obras de diretores estreantes e sua programação conta com mostras competitivas de curtas e longas metragens.
No segundo bloco, o público vai conferir, na Ãntegra, o curta Ana Beatriz. O filme usa animação de fotografias para contar a história de Paulo e Ana, que se encontram num dia aparentemente normal. Antes da exibição, a diretora Clarisse Cardoso dá um depoimento para o programa.
O Curta TV vai ao ar domingo, Ã s 22h30, na TV Brasil.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!