Senado realiza Evento Braille no IX SALIMP

Anand Rao
Florian Madruga entrega publicação para Zesiel Ribeiro
1
Anand · Brasília, DF
25/6/2011 · 1 · 0
 

O Senado Federal realizou na última sexta-feira (24/06) no IX Salimp, Salão do Livro de Imperatriz, o “Evento Braille” que é a cerimônia de entrega da publicações em braille para três instituições locais. Desta vez receberam as publicações a Biblioteca Pública de Imperatriz, a Secretaria de Educação Especial e a Associação de Portadores de Deficiência Visual Deus é Fiel.

Representando o Senado estava o Dr. Florian Madruga, Diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações e Presidente da Associação Brasileira de Escolas de Legislativo. Em seu pronunciamento ele fez questão de frisar que pela primeira vez a gráfica estava entregando o calendário braille além de cerca de 20 volumes distribuidos em 10 títulos. Fez questão de saudar o Secretário de Educação, Zesiel Ribeiro e destacou que o Senado tem um parque gráfico braille moderno como mais de 50 títulos publicados e este ano estará diversificando ainda mais sua produção.

O Secretário Zesiel Ribeiro agradeceu a presença do Senado pelo segundo ano consecutivo dizendo que a instituição estava prestigiando e destacando em seu calendário o Salimp. Sobre o braille disse que é extremamente importante essa linha editorial que promove aa inclusão dos portadores de deficiência visual. E não esqueceu também de dizer que as Edições do Senado e Técnicas cumprem o seu papel e aproximam a instituição da população principalmente pelo preço accessível a todos.

A Diretora do Departamento de Educação Especial Daisy Cortez da Silva se sentiu honrada com o convite. Informou que pela é a segunda vez que o Senado convida o departamento para recebimento das publicações. Destacou essa atividade e disse que seriam extremamente consultadas por várias escolas que possuem deficientes visuais como a Governador Archer entre outras.

A Diretora da Biblioteca Municipal de Imperatriz, Edilúcia Rodrigues Araújo, agradeceu a presença do Dr. Florian dizendo que o setor braille da biblioteca, após a entrega de 2010, VIII Salimp, começou a ser dinamizado e com esta segunda doação, passaria a ser destaque na região. Fez questão de ressaltar seu tirocínio à frente da direção do Senado ressaltando seu dinamismo.

O Presidente da Associação dos Portadores de Deficiência Visual Deus é Fiel, Antônio de Souza Mota Filho, eleito dia 03 de junho disse que ainda não era especialista em discurso mas, agradecia de coração por todos os portadores de deficiência visual de Imperatriz e entorno. Informou que a associação tem cerca de 60 portadores de deficiência visual e os que sabem ler “braille” tem aproveitado muito as publicações. Pediu também, que o Senado nunca deixe de realizar esta atividade que engrandece a instituição e inclui o portador de deficiência visual.

As publicações entregues foram Legislação Desportiva, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Conselho aos Governantes (Isócrates, Nazarino, Sebastião César de Menezes e D. Luis da Cunha), Codigo das Águas, Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, Ética, Direito e Administração Pública, Legislação Consolidada do Servidor Publico e Um passeio de bonde, A nuvem, O fantasma Branco, Nhô Nhô e Não Sei de Artur Azevedo.

O Senado Federal estará participando de cerca de 15 feiras ao longo do ano sempre realizando o Evento Braille.

Assessoria de Imprensa / Feira do Livro do Senado Federal

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados