TEIXEIRA DE FREITAS (BA) RECEBE EVENTO DE ANIMAÇÃO

1
Paulo Gois Bastos · Vitória, ES
21/10/2009 · 3 · 0
 

Parceria do Cineclube Conversê e Cineclube Tela Teixeira traz o “Dia Internacional da Animação” para Teixeira de Freitas (BA). O evento, que tem entrada franca, exibe curtas nacionais e internacionais e acontece em mais de 400 cidades do Brasil e em 30 países


Pelo sexto ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra, simultânea e gratuita, de curtas-metragens nacionais e internacionais. Pela primeira vez, Teixeira de Freitas(BA) fará parte desse grande evento e será uma das 400 cidades do país que, no dia 28 de outubro, às 19h30, fará a exibição organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). A sessão acontecerá na sala de eventos do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O evento tem entrada franca e resulta da parceria entre o Cineclube Conversê e o Cineclube Tela Teixeira.

O Dia Internacional da Animação é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica. O evento também acontece em 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, China e Austrália, que fazem intercâmbio de suas mostras. Em Teixeira, além da exibição das animações, acontecerá uma Oficina de Assessoria de Comunicação e Comunicação para Mobilização também na Uneb das 14 às 18 horas.

Em 2009, foram inscritos 126 curtas-metragens em animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados nove para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos países membros da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA). Durante uma hora, serão apresentados curtas estrangeiros, como “História Trágica com um final feliz” (português), “Global Warming” (australiano) e “Selva” (russo). Logo após, também durante uma hora, é a vez dos curtas nacionais, como os premiados “Dossiê Rê Bordosa”, de César Cabral, e “O Jumento Santo e a cidade que acabou antes de começar”, de William Paiva e Leo D.

“Os brasileiros cresceram vendo desenhos internacionais na televisão e no cinema. Atualmente, com o crescimento da animação nacional, houve uma mudança nesse cenário, crianças e adultos estão podendo assistir desenhos produzidos no seu país, com características e temas que refletem a cultura brasileira e seu cotidiano. Neste ano o objetivo da organização do DIA é superar a meta de 500 cidades brasileiras, proporcionando ao maior número possível de espectadores o contato com o cinema de animação realizado no Brasil e no mundo”, revela Luciana Druzina, diretora de eventos da ABCA e organizadora do Dia Internacional da Animação. Este ano, como no ano passado a mostra acontece em todos os estados do país. O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países.

A programação local de cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br . Para se inscrever na Oficina de Assessoria de Comunicação e Comunicação para Mobilização é só comparecer no Nupex, na Uneb, para realizar a inscrição, em horário comercial. Mais informações pelo e-mail raquelgcultura@gmail.com ou pelo 73-8806-0218.

Sobre o Dia Internacional da Animação:
A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. A organização nacional do evento contará novamente com o apoio, na divulgação, da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV, MTV, HSBC Belas Artes e Cine Brasil TV, Cinemateca Brasileira, com o apoio do CTAV – Centro Técnico do Audiovisual , do Conselho Nacional de Cineclubes e do Fórum dos Festivais

O DIA tem patrocínio do Fundo Nacional de Cultura, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural. No Estado de São Paulo, o DIA tem o apoio do ProAC 08 – Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Arte do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Além da parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração do DIA em diversos países no mundo.

Sobre a oficina de Assessoria de Comunicação e Comunicação para Mobilização:
A oficina será um espaço de formação voltado para agentes culturais, lideranças de movimentos sociais e organizações da sociedade civil organizadas. A capacitação parte da idéia de que, cada vez mais, as organizações e movimentos sociais precisam dar maior atenção aos processos e ferramentas da comunicação.

São objetivos da oficina: capacitar os participantes para lidar com a imprensa; entender e discutir o processo de produção da notícia; conhecer as principais produtos da assessoria de imprensa (release, mailing e clipping); visualizar a comunicação como ferramenta de mobilização para além da mídia; pensar a comunicação como instrumento para o fortalecimento institucional e produção de memória.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados