O projeto que ocupa o Teatro de Arena Eugênio Kusnet (SP) presta homenagem ao importante dramaturgo, ator, diretor e apresentador de TV Ubirajara Fidalgo (1949-1986). No próximo dia 20 de fevereiro, 19h, o palco do Arena, sobre o qual estreou Arena Conta Zumbi (1965) com texto de Gianfrancesco Guarnieri e direção de Augusto Boal, receberá a memória e a história do Ãcone do teatro negro brasileiro. Fundador do TEPRON – Teatro Profissional do Negro, Fidalgo fez parte de um movimento que chamou a atenção para a necessidade de profissionalização do ator negro e para o fato de que “a verdadeira base para o teatro negro é o textoâ€. Fidalgo acreditava que era necessário que os atores e diretores negros escrevessem seus próprios textos para falar da sua realidade e das questões que os afetavam. Além disso, estava preocupado com o caráter profissional das produções e da necessidade de formação dos atores negros. Entendia que teatro depende de bilheteria e que para atrair o público (negro ou branco) com poder aquisitivo eram necessárias produções de elevada qualidade.
No TEPRON, aliou a montagem de textos teatrais tradicionais à s questões relevantes ao racismo e discriminação no Brasil contemporâneo. Foi pioneiro ao levar aos palcos debates polÃticos de cunho social com a participação e interatividade do público, além de ter sido precursor na inclusão de atores de periferias e favelas em uma cia de teatro profissional, através da promoção de oficinas e workshops profissionalizantes.
Seu último trabalho em vida foi no ano de 1985 com a encenação da peça "Tuti", no Teatro Calouste Gulbenkian, hoje Centro de Artes Calouste Gulbenkian. A peça ficou um ano em cartaz e Fidalgo assumiu as funções de diretor e coprodutor. A peça foi reencenada 13 anos mais tarde no Teatro Sesc Copacabana com os atores Déo Garcez,Jorge Maya, Jalusa Barcellos e Carla Costa e direção de Cyrano Rosalém, tendo sido um dos primeiros projetos culturais a percorrer o circuito das Lonas Culturais no estado do Rio de Janeiro.
No dia 20 de fevereiro, “Tutiâ€, último texto encenado por Ubirajara, será lido no palco do Teatro de Arena. Após a leitura, bate-papo e exibição de fotos e vÃdeos com a filha do dramaturgo, a cineasta Sabrina Fidalgo.
Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada, projeto vencedor do Edital de Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet (FUNARTE – SP) foi idealizado pelo dramaturgo Aldri Anunciação (NamÃbia, Não!) e objetiva dar visibilidade aos novos dramaturgos negros brasileiros e contemporâneos. Além disso, pretende ser um espaço de reflexão sobre a história do teatro negro brasileiro homenageando seus Ãcones como é o caso de Ubirajara Fidalgo.
SERVIÇO: DRAMATURGO UBIRAJARA FIDALGO (UMA DAS GRANDES FIGURAS EMBLEMÃTICAS DO TEATRO NEGRO BRASILEIRO) É HOMENAGEADO NA MOSTRA NOVA DRAMATURGIA DA MELANINA ACENTUADA QUE OCUPA O TEATRO DE ARENA (SP)
- Bate-papo com a cineasta Sabrina Fidalgo, filha do dramaturgo.
- exposição de fotos e exibição de vÃdeos sobre vida e obra de Ubirajara Fidalgo.
- Leitura Dramática do texto “Tuti†com Aldri Anunciação ("Namibia, Não!").
Onde: Teatro de Arena Eugênio Kusnet (SP) – Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – República – Fone: 11 3256 9463.
Quando: 20 de fevereiro de 2013 – 19h
Entrada Franca (senhas são retiradas com uma hora de antecedência)
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!