Viva La España!

Fábio Neves (celular)
La Tobala e Pedro Sierra
1
Fábio Neves · Rio de Janeiro, RJ
17/3/2010 · 1 · 0
 

Assisti, no dia 13/03, a apresentação de La Tobala e Pedro Sierra, promovida pela Série Guitarríssimo do Instituto Cervantes. O evento foi realizado na Casa de Espanha, no Rio de Janeiro.

Escrevo sobre essa apresentação, na qualidade de músico que sou, mas não desejo entrar no mérito quanto à capacidade de ambos os músicos como ótimos intérpretes ou exímios em técnica e etc...

Prefiro relatar a experiência de vivenciar uma apresentação flamenca realizada por músicos que dedicam sua vida a esta expressão e que certamente beberam da fonte desde pequenos. O detalhe é que nunca convivi com essa tradição, sou brasileiro de carteirinha, criado no Rio, e divulgador incansável dos nossos sambas, maracatús, choros, frevos, carimbós, e todos os outros que não me passaram à memória nesse momento!

Mas confesso que , após ida à Madrid, passei a perceber melhor a música flamenca e hoje ela preenche um pedaço de mim.

Me chama atenção a seriedade com que a emoção é canalizada, sempre por movimentos fortes e com finalizações delicadas, seja na música ou através de sua dança. O impressionante é que na cultura flamenca os golpes em “la guitarra”, as palmas das “cantaoras” e o sapateado provocam uma simbiose que toma de assalto todos os participantes (inclusive os ouvintes) e prol de uma reação coletiva!

Isso me faz refletir cada vez mais na importância da diversidade e em como o externo é favorável ao interno, digo, enxergo hoje a música brasileira com mais identificação, pelo fato de ter saboreado um outro modo de sentir a vida..

La Tobala e Pedro Sierra são, certamente, mais brasileiros do que eu pensava.


Parabéns aos dois!




Informações sobre os artistas:

La Tobala - http://www.myspace.com/latobala
Pedro Sierra - http://www.myspace.com/pedrosierraflamenco

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados