Nas águas de Marcelo Caldi

Cyntia C
novo EP de Marcelo Caldi está disponível gratuitamente no soundcloud
1
Fernando Gasparini · Rio de Janeiro, RJ
10/11/2014 · 1 · 0
 

“Tango e baião bailando juntos numa só canção”. O verso de Marcelo Caldi, em “Latino”, soa como uma síntese do novo trabalho do artista, que traz cinco canções inéditas, no EP virtual “Maré cheia, maré baixa” (independente). Consagrado instrumentista, um dos responsáveis pela revitalização do acordeom no cenário brasileiro, além de arranjador sinfônico, Caldi persegue o caminho de compositor e se consolida, cada vez mais, como intérprete do próprio trabalho. Ouça em http://tinyurl.com/kgelhfj.

As influências do tango portenho, herança da mãe, a pianista argentina Estela Caldi, e dos ritmos nordestinos, pelos quais se apaixonou desde a aprendizagem autodidata da sanfona, estão presentes já no primeiro trabalho autoral de Marcelo, “Nesse tempo” (Delira), de 2006. Mas em “Maré cheia, maré baixa” elas surgem de modo explícito, mescladas dentro de uma mesma canção, na busca de uma linguagem própria.

A canção-título do EP, letra e música de Caldi, é um mantra em homenagem a Iemanjá, cujo movimento remete às altas e baixas das marés. “Foi inicialmente composta ao piano mas a melodia sempre me remeteu a uma letra forte de cunho religioso”, conta. A música traz um ‘quê’ da pancada forte do jongo (daí o uso dos tambores) com a rítmica do folclore argentino, tendo o piano como elemento central. “Nesta música explorei muito os vocais, que gosto de sobrepor nas canções, coisa que sempre fiz em casa com meus irmãos”, completa o artista.

“Festa à beira-mar”, parceria com Moyseis Marques e Soraya Ravenle, é outra alusão aos encantos da praia e à mítica paisagem da costa carioca, onde há gente de todo lugar “trocando as pernas na beira do mar / subindo as pedras / melhor pra conversar / de fato se entender / cumprir um fino trato / de só dar e receber / ninguém se machucar”. A letra de Moyseis traz o baião para a praia, numa levada mais próxima do maxixe e dos ritmos do Pará.

O perigo das marés cheias está em “A lenda de Maria Mariposa”, parceria com Bebel Nicioli, uma história inspirada nas canções praieiras de Dorival Caymmi, que ganha sonoridade jobiniana ao piano. Já a parceria com Maurício Detoni, “Ê moça”, de melodia sentimental e letra romântica, por sua vez, é a única que escapa às imagens litorâneas, trazendo uma sonoridade interiorana ao álbum, na visão do poeta que trocou as chapadas pela maresia carioca.

“Pensei na música como um xote doce, mas logo vieram ideias que remetiam ao tango, mais intenso e dramático. O arranjo (de Alexandre Caldi) foi fundamental para a mistura dos gêneros, que é a proposta do disco”, explica Marcelo. A qualidade instrumental do EP é um assunto a parte, repleto de dissonâncias, miscelâneas sonoras e outras surpresas. Fiel à sua família musical, Marcelo contou com as participações talentosíssimas do irmão Alexandre Caldi (flauta transversa, pife e sax tenor) e do amigo e parceiro de longa data Fábio Luna (bateria, percussão, baixo elétrico, flauta baixo e flauta transversa). Os três assinam a produção musical do álbum, gravado e mixado por Fábio Luna (NaLua) e masterizado por Ezio Filho (Audiolume).

O EP foi gravado e lançado com recursos próprios e está disponibilizado para streaming grátis no soundcloud. Com esta proposta, Marcelo almeja fortalecer a comunicação direta com os fãs e admiradores, principalmente através das redes sociais.

Ficha técnica

1 - Latino (Marcelo Caldi) BR-FA3-14-00001
Marcelo Caldi - Piano e voz
Fabio Luna - Bateria, baixo elétrico, flauta baixo e flauta transversa

2 - A lenda de Maria Mariposa (Bebel Nicioli e Marcelo Caldi)
BR-FA3-14-00002
Marcelo Caldi - Piano, Sanfona, violão, baixo elétrico e voz
Alexandre Caldi - Pife
Fabio Luna - Percussão

3 - Ê moça (Marcelo Caldi e Maurício Detoni) BR-FA3-14-00003
Marcelo Caldi - Piano, sanfona, violão e voz
Fabio Luna - Bateria, percussão e baixo elétrico
Alexandre Caldi - Flauta transversa

4 - Maré cheia, maré baixa (Marcelo Caldi) BR-FA3-14-00004
Marcelo Caldi - Piano, sanfona e vozes
Fabio Luna - Percussão e baixo elétrico

5 - Festa à beira-mar (Soraya Ravenle, Marcelo Caldi e Moyseis Marques) BR-FA3-14-00005
Marcelo Caldi - Piano, sanfona e voz
Alexandre Caldi - Sax tenor
Fabio Luna - Bateria e percussão

Produzido por Fábio Luna, Alexandre Caldi e Marcelo Caldi
Gravado e mixado NaLua por Fabio Luna
Masterizado por Ezio Filho no Audiolume
Arranjos de Marcelo Caldi, exceto "Ê moça" por Alexandre Caldi
Arte da capa de Cyntia C

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados