Histórias de quem faz história-Simpósio Internacional de Contadores de Histórias

de 23/8 a 26/8 · Rio de Janeiro, RJ
Lídio Parente
Geral do Simpósio de 2006
1
Marcela Sapri · Rio de Janeiro, RJ
19/8/2007 · 37 · 0
 

AS HISTÓRIAS DE QUEM FAZ HISTÓRIA

Mesclando literatura e oralidade, o Simpósio Internacional de Contadores de Histórias reúne importantes nomes do Brasil e de países como Colômbia, Espanha, Cuba e Uruguai

DE 23 a 26 de agosto NO RIO DE JANEIRO, COM ESPETÁCULOS, OFICINAS E UMA INCRÍVEL MARATONA DE 24 HORAS ININTERRUPTAS DE HISTÓRIAS



Mostrar que contar e ouvir histórias não é apenas uma atividade de gente miúda, mas sim, diversão e fonte de conhecimento para pessoas de qualquer idade, sendo importante no processo de formação do leitor. Por isso, literatura, oralidade e entretenimento de primeira qualidade estarão presentes no Simpósio Internacional de Contadores de Histórias, que acontecerá de 23 a 26 de agosto de 2007 no Espaço SESC (Copacabana - Rio de Janeiro).



Realizado pelo SESC-Rio e com produção de Benita Prieto, o Simpósio é o maior evento sul-americano dedicado à literatura e à arte de contar histórias, sendo uma referência sobre esta arte no Brasil e no mundo. O evento possui também a chancela da UNESCO desde 2004 e este ano conta com a parceria do Leia Brasil e do prêmio Viva Leitura. Em sua sexta edição ininterrupta, contará com a participação de especialistas em literatura, em leitura e escritores brasileiros e de países como Colômbia, Espanha, Cuba e Uruguai. Nomes como Regina Machado, Cleo Busatto, Rossana Ramos, Ilan Brenman, Marcio Vassallo, William Ospina e Cándido Pazó são alguns dos convidados brasileiros e estrangeiros que participarão dos debates promovidos pelo evento, mediados por convidados especiais como, por exemplo, a jornalista Bianca Ramoneda.



Já a parte artística do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias reunirá cerca de 50 contadores brasileiros e estrangeiros em diferentes espetáculos, sessões de contos e uma incrível Maratona de Contos 24 horas. A Maratona, atividade pioneira no Brasil, é uma divertida “prova de resistência”, pois os contadores (e também o público) se revezam das 18h de sábado às 18h de domingo, sem intervalo, para contar e ouvir histórias de todos os tipos e estilos: contos de humor, musicais, com fantoches, sobre amor, eróticos, terror... de tudo um pouco e sempre adequado ao horário de apresentação (por exemplo, a madrugada costuma ser reservada para as histórias mais irreverentes e excitantes; já a manhã tem atrações voltadas para as crianças).



Uma novidade em 2007 é o espaço Meu broto de leitura - para bebês com seus pais e também para gestantes, pois é muito importante já começar a contar histórias quando a criança está no ventre materno. E uma boa notícia e a volta do Mercado da Palavra - espaço organizado na área externa do Espaço SESC, que mantém, em paralelo com as atividades que acontecem no espaço interno do prédio, mais atrações artísticas. Esse ano, o Mercado da Palavra homenageia o notável escritor e contador de histórias Ariano Suassuna, com uma cenografia que remeterá ao universo do escritor, da sua região de origem e com aspectos da cultura popular impressos na programação cultural.




onde fica
Como participar
Todas as atividades têm entrada franca - exceto as oficinas
Espaço SESC ? Rua Domingos Ferreira 160 ? Copacabana

Mesas Redondas, Feira de Livros e Apresentações Artísticas ? de 23 a 26 de agosto
Maratona de Contos ? 24 horas de histórias sem intervalo. Início dia 25 (sábado) às 18 horas e término dia 26 de agosto às 18 horas, tendo como mestres de cerimônia o Centro Teatral e Etc e Tal.



Informações sobre o evento: (21) 3904-2210 | (21) 9828-0767 - simposiohistorias@gmail.com

www.sescrio.org.br

quando ir
23/8/2007 a 26/8/2007
quanto custa
As atividades (exceto oficinas) são gratuitas
contato
Informações sobre o evento: (21) 3904-2210 | (21) 9828-0767 - simposiohistorias@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados