Quarteto Maogani e Renato Braz no Unimúsica

de 03/8 a 04/8 · Porto Alegre, RS
foto: Silvana Marques
1
Unimúsica · Porto Alegre, RS
29/7/2006 · 31 · 0
 

Com o tema Festa e Folguedo, o Projeto Unimúsica traz pela primeira vez a Porto Alegre o Quarteto Maogani, de violões, e o cantor paulista Renato Braz. O espetáculo antigas modinhas das serenatas brasileiras, especialmente concebido para o Unimúsica, procura recuperar a atmosfera das tradicionais cantorias noturnas de rua.

Formado pelos violonistas cariocas Paulo Aragão, Marcos Alves, Carlos Chaves e pelo gaúcho Maurício Marques, o Quarteto Maogani é um dos grupos instrumentais mais conceituados no cenário musical popular brasileiro. Vencedor de diversos prêmios (entre eles o Prêmio TIM, como melhor grupo instrumental em 2005), o Maogani tem se apresentado com freqüência no Brasil e no exterior, em importantes festivais como o Open String (Alemanha, 2004) e o TIM Festival (São Paulo, 2004). Criado em 1995, o Maogani trouxe para a música brasileira uma nova concepção de interpretação musical e de elaboração de arranjos, através de uma formação instrumental pouco explorada e até certo ponto inusitada no cenário popular.

Vencedor do 5º Prêmio Visa de MPB - Edição Vocal, o paulista Renato Braz iniciou sua carreira se apresentando em vários cafés, pequenas casas de shows e bares noturnos. Com cinco discos gravados – Renato Braz (1996), indicado ao Prêmio Sharp de melhor disco na categoria revelação; História antiga (1998), com arranjos de Dori Caymmi; Outro quilombo (2002); Quixote (2002) e Por toda a vida, as canções de Jean e Paulo Garfunkel (2006) –, Renato afirma que é da influência assumida e assimilada de Milton Nascimento e Tim Maia que brota seu canto.
No repertório do espetáculo que o Quarteto Maogani e Renato Braz apresentam no Salão de Atos da Ufrgs, dia 3 de agosto, às 19h, estarão presentes antigas composições e modinhas recentemente compostas, além de algumas peças instrumentais marcadas pelo lirismo da canção brasileira.

Na oficina Quarteto de Violões, que acontece às 14h do dia 4, no Mezanino do Museu da UFRGS, Carlos Chaves, Marcos Alves, Paulo Aragão e Maurício Marques conversarão sobre as execuções camerísticas na música popular, abordando diferentes técnicas de arranjo, texturas e timbres para quatro violões.
Retirada de senhas para ingresso a partir de 31 de julho, no Museu da UFRGS, das 9h às 18h, ou no site www.museu.ufrgs.br/agendamento

onde fica
Museu da UFRGS - Av. Osvaldo Aranha, 277 - Campus Central
Salão de Atos da UFRGS - Av. Paulo Gama, 110 - Campus Central
quando ir
03/8/2006 a 04/8/2006
quanto custa
Entrada franca.
website
www.museu.ufrgs.br
contato
3316-3034 / 3316-3390

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados