Com o tema Festa e Folguedo, o Projeto Unimúsica traz pela primeira vez a Porto Alegre o Quarteto Maogani, de violões, e o cantor paulista Renato Braz. O espetáculo antigas modinhas das serenatas brasileiras, especialmente concebido para o Unimúsica, procura recuperar a atmosfera das tradicionais cantorias noturnas de rua.
Formado pelos violonistas cariocas Paulo Aragão, Marcos Alves, Carlos Chaves e pelo gaúcho MaurÃcio Marques, o Quarteto Maogani é um dos grupos instrumentais mais conceituados no cenário musical popular brasileiro. Vencedor de diversos prêmios (entre eles o Prêmio TIM, como melhor grupo instrumental em 2005), o Maogani tem se apresentado com freqüência no Brasil e no exterior, em importantes festivais como o Open String (Alemanha, 2004) e o TIM Festival (São Paulo, 2004). Criado em 1995, o Maogani trouxe para a música brasileira uma nova concepção de interpretação musical e de elaboração de arranjos, através de uma formação instrumental pouco explorada e até certo ponto inusitada no cenário popular.
Vencedor do 5º Prêmio Visa de MPB - Edição Vocal, o paulista Renato Braz iniciou sua carreira se apresentando em vários cafés, pequenas casas de shows e bares noturnos. Com cinco discos gravados – Renato Braz (1996), indicado ao Prêmio Sharp de melhor disco na categoria revelação; História antiga (1998), com arranjos de Dori Caymmi; Outro quilombo (2002); Quixote (2002) e Por toda a vida, as canções de Jean e Paulo Garfunkel (2006) –, Renato afirma que é da influência assumida e assimilada de Milton Nascimento e Tim Maia que brota seu canto.
No repertório do espetáculo que o Quarteto Maogani e Renato Braz apresentam no Salão de Atos da Ufrgs, dia 3 de agosto, às 19h, estarão presentes antigas composições e modinhas recentemente compostas, além de algumas peças instrumentais marcadas pelo lirismo da canção brasileira.
Na oficina Quarteto de Violões, que acontece à s 14h do dia 4, no Mezanino do Museu da UFRGS, Carlos Chaves, Marcos Alves, Paulo Aragão e MaurÃcio Marques conversarão sobre as execuções camerÃsticas na música popular, abordando diferentes técnicas de arranjo, texturas e timbres para quatro violões.
Retirada de senhas para ingresso a partir de 31 de julho, no Museu da UFRGS, das 9h às 18h, ou no site www.museu.ufrgs.br/agendamento
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!