01/02 - As sete mil histórias de uma jovem

Divulgação
1
Paulo Avelino · Fortaleza, CE
14/2/2013 · 0 · 0
 

As sete mil histórias de uma jovem
Odina Rahman morreu centenária, esposa de Sultão ou prostituta aos dezessete, assassinada pela varíola ou fabricante de bonecas, além das 6.996 outras versões de sua vida que a tradição lhe atribui. [O sempre entusiasmado historiador Dilafruz Michelet espinafra o seu apelido de Sherazade de Amhitar - para ele, Sherazade é que é a Odina da Arábia]. Desde criança a garota criou sua vida, ou vidas. Pensava [estranho para seus seis ou oito anos] que dois passos à direita numa rua e podia ter se perdido de seus pais. Perdida, podia ser adotada por mercadores. Adotada, podia ter sido levada para o Hindustão. Levada, podia partir em navio. Em navio, podia naufragar. Naufragada, podia aportar em uma ilha deserta. E cada em um desses podia ter outra possibilidade, e uma vida completamente diferente. Menina, chorava ou gritava de prazer pelo que podia ter acontecido se tivesse dobrado na esquina errada um par de horas antes.

O inevitável cronista Abdul Al-Wazahari no seu Livro dos insuportáveis Paradoxos estabeleceu para a tradição que foi no dia de hoje três anos antes da Hégira que Odina deixou seus pais e se estabeleceu como contadora de histórias no mercado de Shermarkandd. Bifurcando a história quando queria, matando-se ou dando-se prêmios de loteria multiplicou a si mesma, e contou sete mil vezes a própria vida. [Abdul brada que as pessoas a viam transformar-se sete mil vezes diante de seus olhos, mas não cita fontes confiáveis].

http://amhitar.blogspot.com.br

Sobre a obra

Uma das efemérides diárias (diárias mesmo!) do Reino de Amhitar: http://amhitar.blogspot.com.br

compartilhe



informações

Autoria
Paulo Avelino
Downloads
144 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 3 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados