Anotações sobre o corpo transgressivo: Sagrado e erotismo no Teorema de Pasolini

1
Erly Vieira Jr · Vitória, ES
19/1/2008 · 108 · 0
 

Artigo (20 páginas) sintetizando as principais idéias da dissertação de mestrado que apresentei no Programa de Pós-graduação em Comunicação, Imagem e Informação da UFF, denominada Recortes e rasuras no corpo: Sagrado e erotismo no Teorema de Pasolini (2004).

Partindo do filme Teorema, realizado em 1968, busco rediscutir as concepções pasolinianas de corpo, sagrado e erotismo, contrapondo-as ao pensamento de autores como Bataille, Foucault, Eliade, Dumont e Augé. Em seguida, são abordados os recortes corporais (espaciais e temporais) com base na utilização de elementos da linguagem cinematográfica (em especial a montagem, o primeiro plano e a noção de "subjetiva indireta livre"), utilizados na elaboração de uma sintaxe imagética própria do "cinema de poesia" proposta por Pasolini, que pudesse ressignificar o corpo como território transgressivo em que as experiências do sagrado e do erotismo se manifestam.

compartilhe



informações

Autoria
Erly Vieira Jr
Downloads
5424 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados