O que é um Ecomuseu?

1
Bianca Wild · Rio de Janeiro, RJ
9/5/2010 · 20 · 1
 

Amostra do texto

O que é um Ecomuseu? Qual a sua importância para a comunidade de Sepetiba/RJ?


Do vínculo com o passado se extrai a força para a formação da identidade (Bosi, 2004), o que ocorria em Sepetiba era um conflito identitário grave e a ausência de vínculo dos moradores mais jovens para com seu bairro e através da orientação dada pelo Ecomuseu de Santa Cruz e pelo NOPH essa situação vem se transformando.De acordo com Pacano (2005), a memória enquanto reconstrução do passado no presente, ou enquanto determinações do passado sobre o presente, pode tanto “escravizar” como “libertar”; os moradores de Sepetiba estavam sendo escravizados por memórias que não lhe pertenciam de fato, que lhes tiravam a auto-estima e faziam com que desvalorizassem seu território, seu bairro, sua “terra”e ainda não acreditavam em sua própria força para a transformação.
O Ecomuseu deve ser uma expressão do homem e da natureza. Por isso, o objeto neste contexto não é apenas o homem ou o meio ambiente que o cerca, mas a relação que se dá entre os dois e todas as possíveis relações entre o homem e o Real que acontecem no território determinado.Este museu é uma expressão do tempo, quando a interpretação remonta desde o momento da aparição do homem dividindo-se através dos tempos pré-históricos e históricos para chegar no tempo do homem do presente.

Sobre a obra

O Movimento Ecomuseu Sepetiba inicia uma luta para que a auto-estima dos moradores tão castigados com todo esse processo de degradação, com a precariedade e a exclusão social, cultural e econômica a que foram expostos voltem a sentir orgulho de si mesmos, de seu bairro, de sua história e de sua baía.

compartilhe



informações

Autoria
Bianca Wild
Downloads
1293 downloads

comentários feed

+ comentar
ayruman
 

A nossa identidade cultural, nossas raízes só serão preservadas se nosso povo despertar e ir à luta. Colocar a mão na massa e trabalhar. Somos nós quem fazemos nossa história ou então seremos engolidos por este mundo da "aldeia global"!
Excelente. Parabens. jbconrado.

ayruman · Cuiabá, MT 10/5/2010 19:04
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados