Site Fluxos Musicais debate influências das migrações e da globalização

Instale o Flash Player para ver o player.
1
magda pucci · São Paulo, SP
16/12/2007 · 25 · 0
 

PROGRAMA CULTURA E PENSAMENTO PROMOVE O FÓRUM

Contemplado na edição 2007 do programa Cultura e Pensamento, o site ‘Fluxos musicais – trajetórias sonoras do nomadismo’ busca estabelecer um fórum de debate entre pesquisadores e público sobre as interações musicais oriundas das migrações e miscigenações de povos nômades ou exilados.

Também está na pauta do projeto o papel da indústria cultural consolidada nos processos de assimilação e segregação cultural e da internet como construtora de novas tramas de informações.

O preconceito cultural sobrevive sob que formas? A miscigenação de elementos da cultura do migrante com os ritmos e instrumentos "globalizados" podem favorecer sua ascensão, reconhecimento e difusão? Até que ponto a música é usada como manifesto pela população migrante oprimida ou veladamente segregada?

Antropólogos, etnomusicólogos, historiadores, jornalistas, sociólogos e músicos das cinco regiões brasileiras e de países latino-americanos vão colaborar com textos e entrevistas para fomentar o debate inicial sobre estas e outras questões. O que é o popular e o que é o tradicional? Até que ponto as culturas são assimiladas de fato, e não apenas difundidas entre a população migrante?

O site dispõe de uma plataforma colaborativa e multimídia, pela qual o público poderá comentar os artigos publicados e sugerir temas e textos para debate. Serão produzidos também programas de áudio com entrevistas, debates e músicas representativas dos temas abordados que serão disponibilizados, inclusive na forma de podcast (assinatura).

Fluxos musicais – trajetórias sonoras do nomadismo é apoiado pelo Programa Cultura e Pensamento - um conjunto de ações que incentivam o debate crítico. O seu propósito é ampliar os fóruns de reflexão e diálogo em torno de temas relevantes da agenda contemporânea. Uma iniciativa do MinC, com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo. É coordenado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX) e co-realizado pelo Ministério da Educação (MEC), pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), pelo Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP) e pela TVE-Bahia. Conheça as demais ações e acervo do Cultura e Pensamento no portal www.cultura.gov.br/culturaepensamento. O site é editado por Magda Pucci, pesquisadora, compositora, arranjadora e cantora.


APRESENTAÇÃO FLUXOS MUSICAIS

PONTES

Criar pontes entre a pesquisa e o fazer musical é o objetivo no site colaborativo Fluxos Musicais. Duas atividades que normalmente andam separadas, em vias paralelas, sem muito diálogo. De um lado, músicos normalmente desconsideram os estudos sobre a música acreditando que ela deveria falar por ela mesma; que não há necessidade de intermediários. Do outro lado, pesquisadores que preferem se manter na posição de observadores analíticos do fazer musical, às vezes analisando apenas o contexto social ou apenas a música em si, sem se preocupar com a interdisciplinaridade que essas pesquisas exigem. A (etno)musicologia precisa se refrescar, criar outros envolvimentos para que seja mais (re)conhecida, pois o que vemos é um grande vácuo, não apenas entre músicos e pesquisadores, mas do que se discute na academia com a sociedade. Um hiato desnecessário que impede um diálogo entre as partes, emudecendo a reverberação na sociedade de uma prática milenar, fundamental na existência humana. Não é hoje que a música vem ganhando novas dimensões enquanto a academia se trancafia com suas pesquisas, a que o público em geral pouco tem acesso.
Propomos então, implodir os muros da academia e transformar essa discussão em algo possível de ser compreendido por qualquer pessoa interessada no assunto.

compartilhe



Embutir



informações

Autoria
Editores: Magda Dourado Pucci e Andre Albert
Autores/Debatedores

Centro-Oeste: Luciana Mesquita (DF) e TTCatalão (DF)
Sudeste: Assis Ângelo (SP) e Paulo Müller (SP) e Paulo Dias (SP)
Nordeste: Alice Lumi Satomi (PR) e Carlos Sandroni (PE)
Norte: Pio Lobato (PA) Toni Soares (PA)
Sul: Acácio Tadeu Piedade (SC) e Magali Kleber ((RS)

Internacionais - América Latina

Ramón Pelinski (Argentina)
Jose Mello (Uruguai)


Planeta Som - A musica de todos os povos
www.radio.usp.br
Ficha técnica
Webdesign - Luiz Fukushiro
Produção: Ethos Produtora de Arte e Cultura

Fluxos musicais – trajetórias sonoras do nomadismo é apoiado pelo Programa Cultura e Pensamento - um conjunto de ações que incentivam o debate crítico. O seu propósito é ampliar os fóruns de reflexão e diálogo em torno de temas relevantes da agenda contemporânea. Uma iniciativa do MinC, com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo. É coordenado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX) e co-realizado pelo Ministério da Educação (MEC), pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), pelo Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP) e pela TVE-Bahia. Conheça as demais ações e acervo do Cultura e Pensamento no portal www.cultura.gov.br/culturaepensamento.
O site é editado por Magda Pucci, pesquisadora, compositora, arranjadora e cantora em colaboração com André Albert, roteirista do programa Planeta Som transmitido pela Radio USP, Radio UEL e Multikulti na Alemanha (www.programaplanetasom.com.br)

Downloads
230 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados