A praia da cidade

Yusseff Abrahim
1
Yusseff Abrahim · Manaus, AM
21/10/2006 · 78 · 0
 

Por incrível que pareça, a praia não tem um nome. Caso tenha, não é conhecido da maioria da população freqüentadora, sejam banhistas ou quem aproveita a atração para faturar. “É a praia da cidade mesmo, não tem um nome”, conta a vendedora Ana Braza, moradora do chamado Bairro da Praia que aproveita as tardes de domingo para vender um sanduíche digno de destaque, feito de frango desfiado no pão caseiro de sua autoria.

Se tem um nome, também não aparece no guia oficial da cidade, onde a uma foto que identifica o mesmo trecho da imagem acima descreve secamente: "Praia – São Gabriel da Cachoeira". Aliás, a praia nem sempre pode ser freqüentada, isso devido à amplitude das águas na época de cheia do Rio Negro quando a faixa de areia fica submersa. Somente no começo da vazante, a partir da metade de agosto é que a praia começa a aparecer (foto), de outubro em diante a faixa de areia se estende por toda a orla revelando-se única e infindável por toda a frente da cidade e proximidades.

Em breve, as obras de urbanização estarão concluídas dando à praia uma estrutura de quiosques, assim como a orla de Manaus, Fortaleza e Rio de Janeiro, com delícias globalizadas. Na placa de identificação do empreendimento com verbas federais, a praia também não tem nome, ainda assim, o mais importante é que ela existe, com o barulho das corredeiras ao fundo, a temperatura amena das águas do Rio Negro e uma correnteza que parece acariciar o banhista, é ponto privilegiado para curtir o pôr-do-sol, a formação rochosa conhecida como “bela adormecida” e praticar esportes de praia, sozinho ou com locais.

onde fica
No início de setembro, a faixa de areia se concentra em frente à rua Sete de Setembro.
por que ir
A melhor forma de aproveitar o verão amazônico é curtir as praias, melhor ainda as banhadas pelo exuberante rio Negro.
quando ir
De setembro à janeiro
quem vai
Locais e estrangeiros (assim são chamados militares ou pessoas que estão na cidade à trabalho), eventualmente alguns venezuelanos de comunidades próximas visitam a praia.

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados