Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Espaço Cultural – Praça dos Eucaliptos

Tetê Oliveira
A Festa da Primavera ocupa o espaço cultural. Ao fundo, o palco.
1
Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ
3/10/2007 · 79 · 0
 

Se você for a Queimados (Baixada Fluminense) e pedir informações sobre o Espaço Cultural Professor Joaquim de Freitas, pouquíssimas pessoas saberão lhe dizer onde ele fica. Mas se perguntar pela Praça dos Eucaliptos, aí não terá dificuldades para chegar ao seu destino. Espaço cultural é o novo nome dado à tradicional praça no centro da cidade.

A praça é, na verdade, uma ampla área de concreto, que não tem mais os antigos eucaliptos, substituídos por palmeiras. Lá foi instalado um palco fixo, que serve de base para atrações culturais como shows de música, exibição de filmes – como o projeto Cine TelaBrasil -, Festa da Primavera (com participação das escolas municipais) e circuitos esportivos. Sob o palco, há um espaço para aulas gratuitas de música – bandas e fanfarras – e teatro. Com as mudanças, a área foi rebatizada!

O espaço cultural abrange ainda a única biblioteca pública de Queimados e o Teatro Municipal Marlice Margarida. A Biblioteca Professor João Reinaldo dos Santos Halm funciona no prédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), ao lado da praça. São cerca de quatro mil livros didáticos de níveis fundamental e médio, em sua maioria. Ela abre de segunda a sexta, das 8h às 18h.

O saguão da Secretaria também é utilizado para exposições de artes plásticas e artesanato. Já o teatro fica longe da Praça dos Eucaliptos. Localizado na entrada da cidade, na Escola Municipal Metodista, o teatro tem 180 lugares e é o único de Queimados. Recentemente, ele foi um dos palcos do Rio International Cello Encounter 2007.

Queimados tem cerca de 140 mil habitantes e fica a 35km da capital do Rio de Janeiro. Ele faz fronteira com Nova Iguaçu (da qual se emancipou no final de 1990), Japeri e Seropédica.

onde fica
Espaço Cultural Professor Joaquim de Freitas (antiga Praça dos Eucaliptos) e Secretaria de Educação e Cultura
Rua Hortência 6, Centro - Queimados.
(Em frente à linha do trem, do lado da Rua Alan Teixeira.)

Teatro Marlice Margarida
Rua Marinho Hemétrio de Oliveira s/n - Queimados
por que ir
Pra curtir as festividades na praça.
Pra pesquisar na biblioteca.
Pra assistir à programação do teatro.
Pra dar conhecer o trabalho dos artistas que expõem no saguão da Secretaria.
quando ir
Biblioteca: 2ª a 6ª, das 8h às 18h.
Espaço Cultural (Praça dos Eucaliptos): todos os dias, a qualquer hora; já para participar dos eventos, é só acompanhar a programação cultural da cidade. Faça a mesma coisa para o teatro!
quanto custa
A biblioteca e as festas no espaço cultural (praça) são gratuitos. Já no teatro, depende do espetáculo.
contato
Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) - (21) 2663-4408 e semec@queimados.rj.gov.br
Biblioteca - (21) 3698-6693
Teatro - (21) 3698-6699

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados