Já estão abertas as inscrições para o Tangolomango

Divulgação / Projeto Paralelo
Em sua décima quarta edição, o Festival será realizado no Rio e em Buenos Aires
1
Projeto Paralelo · Rio de Janeiro, RJ
25/8/2011 · 0 · 0
 

O Tangolomango – Festival da Diversidade Cultural chega a sua décima quarta edição com uma novidade: este ano, pela primeira vez, o evento ultrapassará as fronteiras do Brasil e será realizado no Rio de Janeiro e em Buenos Aires. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 10 de setembro. Podem participar artistas das duas cidades, que atuem nas áreas de circo, música e dança. O edital de inscrições está disponível no site www.tangolomango.com.br.

O Tangolomango 2011 acontece entre os dias 10 e 13 de novembro, no Circo Voador, no Rio de Janeiro, e na primeira semana de dezembro, em data a ser definida, no Pólo Circo, em Buenos Aires. Para cada uma das duas apresentações, serão selecionados dez grupos das duas cidades, com uma média de seis integrantes cada.

Nos três primeiros dias de encontro, eles participarão de um intercâmbio que culminará em uma apresentação onde todos os grupos subirão juntos no palco para apresentar um único espetáculo, permeado por improvisos e criatividade. “O objetivo principal do Tangolomango é incentivar a generosidade intelectual. Por isso a produção colaborativa entre os grupos é tão valorizada”, explica a idealizadora do festival, Marina Vieira.

Realizado desde 2002 e com edições no Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Salvador, o Tangolomango já se consolidou como um festival latino-americano, promovendo o encontro de mais de quatro mil artistas de 300 grupos vindos do Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela e Peru. O nome do festival é inspirado em uma brincadeira de roda popular em várias regiões do nordeste do Brasil e expressa o espírito de seu trabalho.

O objetivo é articular, reunir e difundir projetos culturais de diferentes regiões do Brasil e da América Latina, para promover a diversidade cultural e a troca de experiências, visando a integração das ações desenvolvidas, a produção colaborativa e a formação de redes. As apresentações acontecem sempre em espaços públicos e com acesso gratuito.

METODOLOGIA-

Intercâmbio
Como já faz parte da história do festival, nos dias de intercâmbio que antecedem aos shows, os grupos se conhecem, reconhecem e valorizam as suas diferenças e semelhanças. A alegria de se descobrir como parte de um todo e poder compartilhar seus sonhos e expectativas toma conta de todos e circula pelas fitas coloridas, estandartes, bumbos, malabares, bufões, mamulengos, afoxés, grafites e jongos. São momentos especiais em que todos se dedicam à produção compartilhada, renunciando à apresentação individual de cada grupo para ser parte de um espetáculo único, de uma “colcha de retalhos” feita de música, circo e dança.

Show
O show, que mistura música, circo e dança, é apresentado ao final do intercâmbio, e compila o resultado desse rico processo de aprendizado em que os grupos superam o desafio de criar e produzir de forma colaborativa. É a grande festa que marca o encontro das diferentes comunidades que, juntas, se transformam em um único centro de criatividade, surpreendente e emocionante.

Disponibilização do trabalho dos grupos via internetDentro da idéia de cultura livre, o Tangolomango 2011 irá criar uma rede de troca de informações, onde, uma vez autorizado, o trabalho dos grupos selecionados poderá ser disponibilizado via internet, no site www.tangolomango.com.br, com a finalidade de servir como uma vitrine de apresentação de trabalhos preciosos, raros e pouco conhecidos. Através desta ação, a organização do Festival pretende criar um espaço onde os grupos possam mostrar o seu trabalho e criar novas possibilidades de atuação.

onde fica
Rio de Janeiro: Circo Voador
Buenos Aires: Pólo Circo
por que ir
Para trocar experiências, praticar a produção colaborativa e participar de um intercâmbio inesquecível entre artistas do Rio e de Buenos Aires.
quando ir
As inscrições vão até o dia 10 de setembro.
O evento acontece entr 10 e 13 de novembro, no Rio, e na primeira semana de dezembro, em Buenos Aires.
quem vai
Artistas de Circo, Música e Dança
quanto custa
É de graça!
website
www.tangolomango.com.br

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados