Os Valores na sociedade moderna

Capa do livro Valores na sociedade moderna
1
José Braga · Brasília, DF
12/9/2008 · 41 · 0
 

O sociólogo e filósofo Nildo Viana oferece uma contribuição inestimável à sociologia da cultura, da arte e geral com esta obra dedicada aos valores na sociedade moderna:
Este livro é uma proposta crítica para se discutir os valores na sociedade moderna. Diante da complexidade que assume este tema na modernidade, o autor propõe aqui fazer um percurso analítico de várias questões existentes na sociedade na tentativa de “fornecer uma visão geral da questão dos valores na sociedade moderna”.

Acreditamos que o trajeto seguido pelo autor facilitou a compreensão do que ele chamou de valores axiológicos e valores axionômicos. Em oito capítulos ele propõe discutir a razão de ser da predominância dos valores axiológicos que, segundo ele, não correspondem à natureza humana, ou seja, são valores inautênticos, valores estes provenientes das classes dominantes, logo, valores dominantes.

E o diferencial desta obra está na busca analítica que faz para demonstrar que mesmo havendo a hegemonia dos valores axiológicos, inautênticos, continua existindo, mesmo subordinadamente, os valores autênticos, denominados aqui de valores axionômicos. E assim, nas palavras do autor,“o presente livro se insere numa tentativa de fortalecer a axionomia contra a axiologia”.

Escrito por Edmilson Marques
Historiador e Cientista Político

Leia também a orelha do livro.

Os valores culturais constituem tema de estudo da sociologia, da psicologia, da filosofia, e outras ciências. O presente livro busca – através de uma abordagem multidisciplinar, embora predo-minantemente sociológica – responder a várias questões, tais como: o que são os valores? Como eles são constituídos? Como se relacionam com os sentimentos e a consciência? Como se manifestam concretamente? Quais as relações mais amplas entre valores e interesses sociais?

A tese do livro aponta para mostrar que o ser humano é um ser valorativo, que os valores são manifestações essenciais e cotidianas, e que são constituídos socialmente, coexistindo na sociedade valores dominantes (axiologia), inautênticos, contrários à natureza humana, e valores opostos, autênticos (axionomia) e que eles estão presentes na ciência, na arte, no mundo dos objetos (brinquedo, técnica, etc.).

A sociedade moderna produz determinados valores dominantes e estes entram em conflito com os valores autênticos, manifestação de conflitos sociais, o que significa que o autor não cai no relativismo, muito comum nas abordagens superficiais sobre tal tema. Esta obra é essencial para compreender a problemática dos valores culturais, bem como para pensar na superação dos valores dominantes em nossa sociedade e na sua substituição por valores autênticos.

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados