PROJETO O CAMINHO DO SERTÃO 2015 ABRE INSCRIÇÕES

Lidyane Poncino
São 160 km, a pé, percorrendo veredas, histórias, encontros, silêncio...
1
Keyane · Brasília, DF
18/5/2015 · 0 · 0
 

O Caminho do Sertão promove um mergulho socioambiental e literário no universo de Guimarães Rosa e no cerrado sertanejo dos gerais. Quem participa do projeto percorre parte do caminho realizado por Riobaldo, personagem central do livro Grande Sertão: Veredas, rumo ao Liso do Sussuarão. Serão 160 km, a pé, pelo Norte e Noroeste de Minas Gerais, passando por comunidades de geraizeiros onde se encontram folias de reis, mestres e mestras de tradição oral. Após reunir 70 caminhantes de todo o país em 2014, a 2ª edição do projeto acontecerá entre os dias 04 e 12 de julho de 2015. Os interessados têm até o dia 28 de maio para realizar inscrição, respeitando os itens do Edi-Tao.

Durante a caminhada, os participantes realizam uma jornada socioambiental e existencial pela diversidade do cerrado mineiro, onde se fundem veredas, lagoas, rios, comunidades tradicionais, povoados, assentamentos de reforma agrária e grandes fazendas do agronegócio. Essa experiência possibilitará o despertar do olhar desses caminhantes para o processo de desertificação que ameaça a região, assim como a reflexão acerca das mudanças necessárias para evitá-la. A experiência desperta também, em contraponto, a percepção da riqueza cultural e natural desse território.

Caminhantes da primeira edição não só estão contribuindo voluntariamente para a realização geral do evento, como se propuseram a desenvolver uma série de atividades nas comunidades que compõem a travessia. O intuito é aprofundar a intersecção e a interação entre o projeto e o sertão mineiro. Dentre as propostas estão oficinas de narração de histórias, perna-de-pau, plantio e compostagem, pedagogia griô, além de intervenções artísticas como exposição de fotografia, apresentações musicais, teatrais e cineclube.

Todos os critérios de seleção e participação dos caminhantes estão no Edi-Tao. A programação completa será divulgada em breve, no blog do projeto.


SERVIÇO


O Caminho do Sertão 2015 – De Sagarana ao Grande Sertão Veredas
Data de realização: de 4 a 12 de julho de 2015
Inscrições: até dia 28 de maio
Informações: caminhodosertao@gmail.com

Acesse:
www.ocaminhodosertao.wordpress.com (site)
www.facebook.com/caminhodosertao (facebook oficial)
www.facebook.com/sagaranafestival (facebook parceiro)


ASSESSORIA DE IMPRENSA:


031 9905.5730 – Lidyane Ponciano
011 99609.7199 – Leo Yu Marins
061 8575.8500 – Keyane Dias
061 8100.8725 – Isabella Atayde

onde fica
Para a edição 2015, o projeto soma mais 10km à travessia pelos vales dos rios Urucuia e Carinhanha, agora incluindo o Vão dos Buracos, corredor ecológico entre o Parque Nacional Grande Sertão Veredas e o Parque Estadual da Serra das Araras. Na rota, estão ainda a Estação Ecológica Sagarana (Arinos) e as comunidades de Morrinhos, Vila Bom Jesus, Fazenda Menino, Córrego do Garimpeiro, Ribeirão de Areia, Chapada Gaúcha e Parque Nacional Grande Sertão Veredas.
quanto custa
Leia atentamento o Edi-Tao
website
https://ocaminhodosertao.wordpress.com/
contato
caminhodosertao@gmail.com

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados