Trajetória política de JK é revisitada em livro

1
Fernanda P. · Belo Horizonte, MG
14/8/2014 · 0 · 0
 

A trajetória política e pública de Juscelino Kubitschek acabam de ganhar um novo olhar, sob a ótica do economista Carlos Alberto Teixeira de Oliveira. É dele – e de outras 58 personalidades políticas e empresariais - a autoria do livro JK – Cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo, que será lançado no dia 22 de agosto (sexta-feira), na sede de MercadoComum (Rua Padre Odorico, 128, SL, São Pedro – Belo Horizonte). Na mesma data, completam-se 38 anos da morte do ex-presidente.

A obra, dividida em dois volumes atualizados e ampliados em relação à primeira edição – datada de 2006 - traz um minucioso estudo sobre a contribuição de JK para a construção de um novo País. Desde os velhos tempos de sua infância em Diamantina, passando pelo trabalho noturno nos Correios para custear os estudos durante o dia, ao mandato de deputado estadual, exercício dos cargos de prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas, presidência da República, senatoria por Goiás, passando pela cassação de seu mandato de senador até sua morte trágica, todas as etapas da vida deste brasileiro ilustre são retratadas.

Em 1.316 páginas, o estudo traz ainda novidades, como 230 curiosidades sobre JK, 180 frases e expressões do político, 50 frases importantes sobre ele; 30 fatos relevantes sobre suas administrações públicas, 30 discursos na íntegra, mais de 200 ilustrações e fotos – muitas delas inéditas, o testamento de JK, o Relatório da Comissão da Verdade sobre sua morte, além de muitos outros temas. Também fazem parte desta edição 58 coautores renomados, com depoimentos e textos pessoais.

Entre os coautores, está o ex-presidente Itamar Franco, os ex-governadores Francelino Pereira e Aécio Neves, além de vários jornalistas, políticos, empresários, intelectuais, antigos correligionários e colaboradores, ex-adversários políticos, todos eles colaborando para a perpetuação do legado do ex-presidente.

O livro “JK – Cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo” será enviado gratuitamente a todas as universidades e bibliotecas públicas do Estado de Minas Gerais.

Sobre o autor
Carlos Alberto Teixeira de Oliveira é bacharel em Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Ciências Econômicas pela PUC-Minas, com diversos cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior. Atualmente, é presidente da Associação dos Economistas de Minas Gerais (Assemg), presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF Nacional), presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Minas Gerais (IBEF MG), além de presidente da Minaspart – Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda. e editor-geral de MercadoComum.

onde fica
MercadoComum (Rua Padre Odorico, 128, SL, São Pedro – Belo Horizonte)
por que ir
A obra traz textos sobre fatos marcantes da trajetória política do ex-presidente, de autoria de diversas personalidades do mundo político e empresarial, entre eles o ex-presidente Itamar Franco, os ex-governadores Francelino Pereira e Aécio Neves. O livro traz também fotos, ilustrações e cartas – muitos desses materiais são inéditos.
quando ir
22 de agosto de 2014, às 19 horas.
quem vai
Público interessado sobre a vida e carreira de Juscelino Kubtschek
quanto custa
Entrada gratuita
contato
Informações sobre o livro:

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados