Entre as muitas atividades paralelas ao folclore e tradição do festival da cidade, o Torneio de Futebol de Campo do Festribal é a grande atração esportiva do evento. A terceira edição do campeonato sofreu com a mudança de data do Festribal, antes realizado na Semana do Índio, em abril, agora a maior festa do município é celebrada em setembro. “O Festribal reunia muitas comunidades para o nosso torneio, mas como este ano coincidiu com as comemorações da Semana da Pátria nestas localidades, muitas equipes não vieram”, afirma o organizador, Domingos, lamentando ausências incomuns como as seleções de Maturacá, Yauaretê, Assunção do Içana e Camanaus.
A última edição do evento contou com 5 seleções principais: Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Militares, Venezuela e Estrangeiros. “A gente apelida de estrangeiros o pessoal que vêm de outras regiões do país como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, é uma brincadeira que a gente faz com os amigos destes lugares que trabalham por aqui”, explica o organizador, apenas reproduzindo no campeonato um estigma presente na cidade. Fora a disputa principal, mais 11 equipes disputaram o título nas categorias Amador e G-Master.
Jogando com o uniforme do Juventude Esporte Clube, que imita o padrão do time espanhol Barcelona, a seleção de São Gabriel da Cachoeira levou o título ao derrotar a seleção da Venezuela na final por 2 a 1, no uniforme dos venezuelanos, a camisa verde do time colombiano do América de Cali é uma mostra da integração que existe pela proximidade entre as três fronteiras: Brasil, Colômbia e Venezuela. Além de troféus e medalhas, o primeiro lugar levou R$ 400, o segundo R$ 200. “É um prêmio simbólico para garantir uma cerveja depois do jogo”, conta o bem humorado Domingos.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!