Ontem assisti na faculdade uma palestra muito interessante de um grande escritor brasileiro, Alcione Araújo, e hje ao acordar comecei a refletir acerca de um ponto importante levantado em seu discurso, a irrelevância do brasileiro em relação à arte.
Não sou muito boa de memória, mais as estimativas eram por aà : A população total do paÃs é formada por volta de 190 milhões de habitantes onde 62 milhões tem acesso à educação, e simplesmente 18% dessa população é leitora de livros, e a cada 330 lugares disponÃveis nas peças de teatro apenas 40 lugares são ocupados.
É comovente como as pessoas no paÃs não dão importância à verdadeira essência da sabedoria presente na literatura, nas pinturas, música, teatro e tudo o que induz o ser humano a pensar sobre o que realmente é relevante para o crescimento interior.
Tudo bem que inúmeras pessoas passam considerável parte de suas vidas indo atrás da educação, mas não entendendo-a como um valor, e sim como um recurso necessário para ganhar dinheiro,e sobreviver estimando possuir a cada dia mais bens materiais.
E os dentistas que nunca ouviram uma sinfonia, médicos que nunca admiraram um quadro e contadores que nunca foram ao teatro?
É comum encontrar pessoas que nem ao menos ousaram estudar a si mesmas, não descobriram de onde vieram, para onde vão, o que gostam, nem tem ao menos uma curiosidade, acham que a filosofia é loucura ...Há os que não sabem o que é a fé, mas acreditam, não sabem o que é o sonho, mas sonham, não sabem o que é o amor, mas amam, não sabem o que é a morte, mas morrem...
Quantos artistas se encontram escondidos atrás de um monitor de televisão, porque não se descobriram, nunca ousaram tentar...
O paÃs não está pensando em si, está reproduzindo seus pensamentos através da televisão, é incrÃvel como inúmeras famÃlias ficam mudas olhando para a tela todos os dias e conhecem mais um simples programa do que as pessoas com as quais convivem.
Me impressiona como muitos se comovem tanto com uma novela, e porque não choram, riem e crescem com tamanha beleza das obras de arte de Da Vinch?
São incontáveis os que dão uma importância muito maior à um jogo de futebol do que à um livro acerca de reflexões sobre a história. Se há uma grandeza na arte de escrever, essa é a grandeza de amor à vida. Quando a poesia se materializa o sonho se torna real e vc se apaixona pela arte.
Definitivamente, o paÃs não tem uma vida cultural por isso não está preparado para enfrentar os grandes problemas...
Flamb, se eu pudesse ia lhe sugeir um escrito sobre o que seja arte, no Brasil nas Américas.
- Arte tem que ser obrigatoriamente concepção européia; depois das vendas das vidas japonesas na II Guerra veio a concepção casada sino-européia
- Arte tem de se situar nos parâmetros das leis do Estado;
- Arte tem que contentar os crÃticos que se empanzinam dos favores ou moedas do estado.
- Pra ver, ler alguma coisa tem que antes saber o brazão da familia do "artista". E por aÃ.
- E nao tem vida cultural, pra quem; por que?
um abraço, andre
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!