A COIAMA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO AMAZONAS

Antes da COIAMA, os indios kokama não tinham terras demarcadas
1
Regina Silva Kokama · Manaus, AM
19/11/2008 · 42 · 2
 

Durante quase 15 anos de existência da COIAMA, lutamos por vários interesses coletivo da população indígena Kokama, e hasteado várias bandeiras : do reconhecimento, identificação e demarcação das terras indígenas Kokama; a do reconhecimento aos direitos sociais do nosso povo; a da injustiça por parte da FUNAI, ao demarcar o ÉVARE só para os Ticuna quando lá haviam também os Kokama; da discriminação e preconceito que até hoje sofremos por parte daqueles que insistem em não nos reconhecer como índios.

Mas, a pior guerra que enfrentamos é o desrespeito e a tentativa de manipulação e interferência de grupos políticos sediados dentro do poder, e que utilizam todos os artifícios, inclusive corrompendo lideranças indígenas visando destruir tudo aquilo que conquistamos nestes ultimos 15 anos.

O poder corrompe mais do que se possa imaginar no meio indígena e, isto é feito de forma vergonhosa, por exemplo, infiltrando no movimento indígena profissionais e agitadores de movimentos sociais com a intenção de usar os índios como escudos para esconder seus verdadeiros interesses o que tem acontecido frequentemente em movimentos ditos sociais em Manaus.

A COIAMA para sair vencedora em suas batalhas nunca precisou apoiar qualquer movimento social que não fôsse legítimo em defesa dos povos indígenas. Sabemos dos problemas e das necessidades do povo indígena que habita na capital e no interior do estado mas, sempre procuramos de forma pacífica e sem baderna , buscar o diálogo e até mesmo o debate como uma forma de convergência dos interesses indígenas.

Existem lideranças isoladas Kokama que aliados a interesses estranhos à causa indígena acabam servindo como massa de manobra a fim de serem usados para gerar conflitos internos com um único objetivo: destruir, enfraquecer e tentar nos abater. Mas, isto jamais acontecerá, pois o nosso povo saberá reconhecer o certo do errado, o duvidoso daquele que é firme e o mercenário do guerreiro. A justiça sempre prevalecerá doa a quem doer e, a verdade sempre vem à tona. Saiba o que significa COIAMA: acessando ´´regina kokama da coiama´´ e no http://reginacoiama.blogspot.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Regina Silva Kokama
 

Caro Higor Assis;

Obrigada pela sugestão. Atendendo a sua sugestão , segue uma foto, tomara que esta sirva...
Até a próxima!

Regina Silva Kokama · Manaus, AM 17/11/2008 22:58
sua opinião: subir
Ivette G.M.
 

Eu desconhecia os índios Kokama. Dos Ticunas já ouvi e ví fotos.
Que bom que você escreveu, assim, muita gente como eu pode tomar conhecimento da tribo e de seus problemas.
Abração, Ivette G M

Ivette G.M. · Cotia, SP 19/11/2008 16:07
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados