A escola tem deixado a desejar, ou é a formação do novo docente?
A família tem um papel muito importante de conscientizar a criança a ir a escola. Porque a criança não tem uma idéia formada. É a escola que vem moldará as idéias dela. Junto com a família.
Não deixa de ser uma ironia o fato do futuro da escola passar nos dias de hoje pela capacidade de “recuperar” essas práticas enunciando-as no contexto de modalidades novas de participação social. Não se trata de um apelo retórico a mobilização de todos, mas sim de acolher e de apoiar presenças que consagrem o direito e dever de educar. Só assim poderemos reconstruir a pacto histórico que apesar de tantas imperfeições permitiu o desenvolvimento da escola para todos.
A escola é para todos, mas a educação de qualidade é para os de nível social mais elevado.
A escola deve ser um lugar atraente aconchegante aonde os alunos são motivados a aprender.
Na educação primitiva o básico era linguagem, ou seja, o chefe da família, que passava os conhecimentos, mas devidos às necessidades da época. Com o passar do tempo foi constituída uma organização política onde tinha uma formação da escrita e literatura, surgindo assim vários filósofos como, Sócrates, Platão e Aristóteles, que defendiam vários conceitos, como a idéia de liberdade política e moral, no desenvolvimento intelectual (filosofia e arte) e na racionalidade.
A educação romana tinha como formalidade a formação do caráter moral, bem como a formação do guerreiro, pois tinha como meta a conquista de novas cidades.
A educação medieval, ela propõe uma nova organização social pautada nos ideais da igreja católica. Esse período é marcado por grandes acontecimentos, entre os quais podemos citar a criança da companhia de Jesus.
No renascimento os cristãos dividiram-se em dois grandes grupos opostos: de um lado, os católicos que permaneceram fiéis ao papa; de outro os protestantes submetidos a várias autoridades dependendo de sua orientação.
Na escola atual foi proposto uma nova reforma visando torná-la mais adequada ao novo tempo e as novas realidades. Porém, os novos profissionais não se adaptarão a essa nova realidade. Será por quê? Será que a formação acadêmica desses novos professores é que vem falhando? Temos tantas faculdades hoje abertas em qualquer lugar, de qualquer jeito, que pode ser esse o motivo do fracasso escolar. Ou será que precisamos de uma nova Pedagogia? A Pedagogia Social. O que vocês acham?! Vamos discutir a formação do novo docente?!
Walesson,
que pena um tema assim passar desapercebido. Sugiriria
republica-lo , dar uma mexida, aumente o leque e cloque o mesmo tema acrescido do II, e me avise, vou votar e não entrar no merito, não dar mais tempo,
um abraço,
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!