Se antes alguém zombava de Ribeirão das Neves chamando-a de “Ribeirão das Trevasâ€, hoje morde a lÃngua. A cena sócio-polÃtica-cultural da cidade vem crescendo cada vez mais promovendo a conscientização, a valorização da cultura local e a construção de um futuro em coletividade.
A começar pela área polÃtica, o grupo Acorda Neves, que hoje já conta com mais de 4000 membros no seu grupo do Facebook, desde o inÃcio de 2013 se propôs a fiscalizar insistentemente - com direito a relatórios detalhados semanais de cada plenária - os representantes eleitos no final do ano passado. Atuou também, de forma simples mas direta, no decisivo momento das eleições, distribuindo panfletos que informavam os vereadores que aumentaram o próprio salário. Promoveu diversas passeatas, sendo duas delas sobre a continuação da duplicação da LMG-806, via que liga um segmento da cidade a outro, e outra enaltecendo a importância do voto consciente pra sociedade, ambas tendo amplo apoio dos moradores de Neves.
O coletivo Semifusa, ligado à rede Fora do Eixo, também vem ganhando destaque a cada ano de existência. Além do Grito Rock, do Festival Pá na Pedra e do Neves EnCena, nesse novo ano promete aumentar a sua agenda cultural - já integrando o Sarau no Ribeirão, evento que reúne pessoas interessadas na disseminação e discussão da arte em suas diversas vertentes - e o acesso à classe estudante e à classe mais afastada do centro. Não somente é um promotor da cultura como também tem atuado bastante na circulação de artistas autorais da metropolitana na cidade. Tendo sua importância reconhecida por boa parte da população nevense, o coletivo cria mecanismos que, além de uma opção de lazer, são ferramentas para a formação de indivÃduos que atuarão ativamente na construção do futuro da cidade.
O esporte e o teatro não ficam pra trás. A metrópole conta com pessoas atuantes de forma independente nas artes cênicas, com skatistas e seus campeonatos abertos ao público e slackliners sempre dispostos a criarem oficinas que ensinam essa nova forma divertida de se exercitar. Apesar de não serem unidos por falta de instrução, quando se anda em alguma avenida pode-se notar que os ciclistas não são poucos, o que mostra que a cidade, mesmo que numa pequena parcela, tem um pensamento coletivo ecológico.
Com esse apanhado geral, nota-se que Ribeirão das Neves tem se mostrado lugar de pessoas que atuam pouco a pouco mas efetivamente rumo à reconstrução de uma cidade pra todos. Não pretende e nem quer ser perfeita, mas pretende garantir qualidade de vida digna pra quem encontra nela um lar.
“A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arteâ€
Comida - Titãs
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!