Ação de apoio às ocupações em BH

Fora do Eixo
crianças moradoras da ocupação Eliana Silva
1
Ana Moraes · Belo Horizonte, MG
26/11/2012 · 0 · 0
 

Ontem, 25 de novembro, aconteceu na região do Barreiro, em Belo Horizonte, o abraço simbólico às ocupações Eliana Silva, Irmã Dorothy e Camilo Torres. O ato mobilizou pessoas de toda cidade em um protesto contra a desapropriação e despejo de mais de 400 famílias carentes que vivem na região, mostrando também a união e organização das comunidades que são plenamente concientes de seu papel na construção de um país mais solidário e colaborativo. Estiveram nessa manifestação grupos, organizações e partidos políticos, bem como ativistas sociais e midialivristas, todos celebrando pela vida e levantando a discussão da reforma agrária e do direito à moradia.

Só em Minas Gerais são mais de 195 mil famílas e, no Brasil mais de 8 milhões, esperando nas filas de projetos e políticas públicas que se mostram, até então, extremamente ineficazes. Desde 1999, o MLB (Movimento de Luta em Bairros, Vilas e Favelas) vem se organizando por estas causas e hoje já estão presentes em 16 estados do Brasil, ocupando, resistindo e construindo uma nova realidade para comunidades que reivindicam seus direitos básicos.


Os terrenos onde estão instaladas as ocupações Eliana Silva, Irmã Dorothy e Camilo Torres eram de posse do governo de Minas Gerais e foram subsidiados para a construção de indústrias com a contrapartida de geração de emprego e renda para o município. A maior parte das empresas não construiu nada até então e muitos terrenos estavam abandonados há mais de 30 anos. Nos ultimos anos, os “proprietários” começaram a vender suas terras - hoje tomadas pelas ocupações que mesmo vivendo em más condições e sofrendo várias tentativas desleais e violentas de despejo, continuam tentando abrir diálogo com o poder público, que ainda não se posicionou de forma coerente.


Ontem foi uma prova que a força das ocupações junto à essa rede de solidariedade de movimentos e entidades é capaz de uma grande mobilização. Foram mais de 2 mil pessoas e ainda shows do Família de Rua, CDR Trincamentes, C.A.O.S, Kdu dos Anjos, Nil Rec, Douglas Dim e ainda o tradicional Duelo de MC's, realizado tradicionalmente no Viaduto de Santa Teresa.
A Mídia Livre Fora do Eixo esteve presente fazendo o registro de todo o evento. Confira a cobertura fotográfica:

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados