Localizado a 420km do Rio de Janeiro e a 189km de Vitória no EspÃrito Santo o municÃpio de Alegre desenvolveu-se nas áreas planas e nas encostas dos vales do rio Alegre e seus afluentes próximos. Foi até o inÃcio do século XX um grande municÃpio. Perdendo grande parte de seu território para dar origem aos atuais municÃpios de GuaçuÃ, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço e Ibitirama. A rodovia BR-482 é hoje o principal indutor do desenvolvimento do tecido urbano, constituindo um eixo com dinâmica própria, que induz e incorpora todas as aglomerações que se estendem até Cachoeiro de Itapemirim.
Abrangendo uma área de 778,6 km2 e população de 31.714 habitantes dentre os quais 18.000 vivem na sede e os demais distribuÃdos em seus sete distritos, o municÃpio de Alegre se transforma durante o festival que é realizado anualmente durante o feriado de Corpus Christi. São quatro dias dedicados exclusivamente ao evento, para o qual a foi previsto pela organização uma população flutuante na cidade em torno de 150 mil pessoas, cinco vezes mais que a população local. A taxa de ocupação dos hotéis chega a 100%, meses antes do evento. Por isso, é habitual que os moradores da cidade aluguem suas casas para os participantes, que também têm a opção de se hospedarem em cidades vizinhas movimentando intensamente a economia e turismo da Região Sul do EspÃrito Santo. A movimentação financeira gerada pelo evento ultrapassa R$15 milhões.
Considerado como o maior evento musical do EspÃrito Santo, o Festival de Alegre nasceu como uma festa universitária no inÃcio da década de 80, com o objetivo de divulgar a Música Popular e revelar novos nomes para o cenário nacional, tanto de compositores como de intérpretes. Na década seguinte, o evento tomou outras proporções com o aumento significativo da divulgação.
Em 2005, o Festival emplacou seu recorde ao receber 1880 músicas para a pré-classificação, 57% a mais que em 2004, incluindo inscrições de outros paÃses. Nos últimos 5 anos mais de 6000 músicas foram inscritas. A estimativa de crescimento para este ano foi de 10% a 15%.
Sucesso no cenário musical brasileiro, o Festival de Alegre chegou em 2007 à sua 24ª edição. O evento aconteceu entre 06 a 09 de junho, no Centro de Lazer Geraldo Santos, uma área que possui mais de 30.000m². O local abrigou uma completa infra-estrutura de palco, sonorização, iluminação, camarins, camarote, praça de alimentação, bares, arquibancadas e banheiros quÃmicos, além de postos de atendimento médico e policial onde foram esperadas mais de 100 mil pessoas, para assistir a cerca de 20 atrações de renome nacional e internacional, dentre eles Skank, Ivete Sangalo, Capital Inicial, Leandro Sapucahy, O Rappa, Marcelo D2 e Lauryn Hill.
Outra opção para os jovens que prestigiam o festival foi o evento Tarde Folia, que chegou este ano a sua terceira edição inovando com uma mistura de gostos e ritmos. O evento aconteceu no Campo Clube Rio Branco, local das primeiras edições do Festival de Alegre, iniciou-se ao meio dia e terminou às 19hs. Os convidados nesta edição do festival foram a equipe de som Castelo das Pedras, Mcs convidados e Leandro Netto. O axé ficou por conta do cantor baiano André Lélis que com um show de aproximadamente 2 horas.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!