Alimentação adequada e vida saudável

1
Hemodialese · Belo Horizonte, MG
22/5/2012 · 1 · 0
 

Saiba os efeitos da má alimentação para os pacientes que sofrem de doenças renais crônicas

Cultivar bons hábitos alimentares, ingerir frutas, verduras, legumes e grãos sempre é recomendado por todos os médicos. Sabe-se que a alimentação influencia diretamente na vida das pessoas. No entanto, a falta de conhecimento sobre a importância de uma alimentação adequada é um fator de desajuste para quem sofre com a insuficiência renal crônica. E é aqui que o profissional de nutrição ganha destaque.
Para incentivar uma alimentação saudável dos pacientes do Hospital da Baleia, a nutricionista Andreza Manini, atua fazendo controles alimentares junto aos pacientes, para que esses consigam amenizar os efeitos da insuficiência renal, e mantenham uma vida mais saudável e tranquila.

As principais causas de insuficiência renal são a hipertensão e a diabetes, doenças procedentes de maus hábitos alimentares. Essas doenças são crônicas, e podem ser controladas através de uma alimentação restrita amparada por medicação. Porém, em muitos casos, o grande problema é que pacientes que fazem hemodiálise não cuidam bem da alimentação.

Ela acredita que um dos grandes problemas dos pacientes em tratamento é manter a dieta para não ter variação de pressão e nível de açúcar no sangue. “Se o paciente fizer o controle recomendado, poderá viver sem ter maiores complicações. O recomendável é tomar a medicação adequada e ingerir alimentos compatíveis com o estado do paciente, além de buscar sempre por alimentos saudáveis”, revela a nutricionista.

Monitoramento

Manini, explica que “o departamento de serviço de nutrição e dietética do Hospital da Baleia monitora junto aos pacientes o controle mensal de sódio, mineral, potássio e fósforo nos seus organismos”. E mesmo com esse controle rigoroso, alguns pacientes passam por alguns problemas. “O controle é feito com os pacientes, mas cabe a eles também se conscientizar da importância desse trabalho”, destaca.

A nutricionista enaltece alguns efeitos da falta de cuidados alimentares. “É extremamente importante manter um controle da alimentação dos pacientes renais para evitar que o quadro clínico se agrave com surgimento de feridas na pele, vermelhidão nos olhos, coceira no corpo, e a grande vilã que é a calcificação dos tecidos do corpo, inclusive dos vasos sanguíneos, aumentando assim o risco cardiovascular, informa.

Evitar excessos

Um dos grandes desafios para os pacientes de hemodiálise é controlar a ingestão de líquidos. A ingestão de líquidos recomendada por dia é 500 ml. Caso o paciente consiga urinar um volume maior que 500 ml por dia, a ingestão de líquidos poderá ser também na mesma proporção da que ele consegue eliminar pela urina. “Em época de calor é muito difícil, se os pacientes ingerirem mais líquidos do que podem eliminar, o coração fica sobrecarregado, além do inchaço e do risco dos líquidos atingirem os pulmões”, completa Manini.

A inimiga carambola

Para um individuo que sofre de insuficiência renal crônica não é permitido consumir a fruta carambola. “É terminantemente proibida à ingestão de carambola pelos pacientes, pois, a fruta possui uma substância tóxica que é eliminada pelos rins. E o paciente renal não possui a capacidade de eliminá-la, o que pode vir a gerar muitos transtornos para ele, afirma a nutricionista.

POR IARA FONSECA E IZABELA PACHECO

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados