Análise crítica

1
Leila Juliana · Belo Horizonte, MG
22/3/2007 · 33 · 0
 

Análise crítica


O texto nos conduz à uma reflexão sobre o mundo do trabalho no Brasil.Além dos salários baixos, os trabalhadores não têm os seus direitos respeitados, massacrados por um poder econômico, que, muitas vezes, atinge a dignidade humana, quando, por exemplo, limita o tempo de permanência no banheiro, aplica advertência aos empregados porque demoraram mais que o tempo permitido, não trata as pessoas como seres humanos, principalmente, a mulher que tem de justificar o seu estado mensal para ficar um pouco mais no banheiro.O que a elite deste país quer é ganhar muito dinheiro, mas muito dinheiro, às custas da miséria e da fome do outro, tratando-o como coisa descartável. O que eles não entendem, e os doutores em economia, também, não entendem, é que a riqueza de um país é produzida pelos trabalhadores, e, não pelo patrão. Onde está a lógica que justifique o bolo ficar com o patrão? Os direitos sociais conquistados ao longo da história, seja na forma pecuniária, seja na forma da preservação da integridade física do trabalhador, estão sendo questionados e criticados como retrocesso na relação laboral, como empecilho ao desenvolvimento do país. Segundo eles , a culpa é a CLT que estimula os empregados buscarem seus direitos na Justiça do Trabalho. Ora, a Justiça do Trabalho está cheia é de direitos sociais simples, supressão de intervalo, horas extras, verbas rescisórias não pagas, FGTS não depositado etc. Se a parte patronal cumprisse sua parte, a Justiça do Trabalho estaria vazia, porque as questões complexas legislativas são poucas.
Por último, a injustiça social que assola este país é fruto de uma cultura escravista, que cria uma miopia na elite, não deixando-a vislumbrar a função social da propriedade, a distribuição de renda, fatores essênciais e preponderantes na construção de uma sociedade justa . ( Aliás, a propriedade no Brasil não tem nenhum compromisso com o social, em que pese a recomendação de nossa Constituição, a finalidade é apenas econômica, não importando os meios, os fins justificam, dentro de uma lógica utilitarista, dando lucro, e muito lucro, é o que interessa).
Comparando a violência do Brasil com a Europa, podemos dizer que lá não existe violência, qual foi o milagre? distribuição de renda, Imposto de Renda com alíquotas elevadas; aqui, uma alíquota de Imposto de Renda de 60% é considerada confisco. Conclusão : enquanto perdurar esta mentalidade, a paz para nós será uma utopia.


Nossa Opinião

No nosso sentir, a CLT não é culpada pelo desemprego, nem pelo não desenvolvimento do país, nem por encher a Justiça do Trabalho com ações.
A contribuição da parte patronal, permissa venia, exagerada e imoral, estimula a contratação de empregados sem registros, os quais sujeitam a esta situação por falta de opção, causada pelo desemprego. Tributem outra coisa, menos a folha de pagamento; a realidade, hoje, nos aponta na direção de desonerar o máximo a contribuição social.Os direitos dos trabalhadores não são a causa da contração de trabalhadores sem registro, a tributação sobre a folha de pagamento, sim.
O país não desenvolve, dentre outras causas, é a falta de segurança jurídica. A responsabilidade dos sócios na sociedade empresária por cotas de responsabilidade limitada está limitada ao total de sua participação no capital social, isto não é respeitado, de repente , o negócio não dá certo, vem o fisco e invade o patrimônio particular com esta famigerada despersonalização da pessoa jurídica, mal aplicada e arbitrariamente executada; então,quem vai investir numa atividade de risco? Para perder tudo ? O mesmo acontece com as sociedades anônimas, os controladores pagam um preço muito alto


Florival Batista Brito

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados