Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

ANIMAÇÃO CARRAPATOS E CATAPULTAS PROJETO ANIMATV-

Desenho Sputnik Studio
Bum indo pegar uma catapulta(meio de locomoção no Mundo dos Carrapatos)
1
Almir Correia · Curitiba, PR
18/10/2009 · 7 · 1
 

Estamos desenvolvendo uma animação de 11 minutos dentro do projeto Animatv da Rede Cultura de Televisão(nosso projet. O desenho vai ser apresentado em janeiro/fevereiro de 2009 em todos os canais públicos do Brasil, junto com outros 17 seleciaondos entre mais de 250. Abaixo um pouco sobre a animação que tem o humor e a crítica como seus elementos mais importantes. Eu Almir Correia sou o cirador, roteirista e diretor do projeto que conta ainda com a produtora Sputnick nos desenhos e o Vadeco na trilha e sons.

CARRAPATOS E CATAPULTAS
(Duck-ticks and Catapults)

LOGLINE: Carrapatos bicos-de-pato de outra galáxia que adoram se catapultar, sugar coisas até explodirem para ir morar no “Mundo dos Carrapatos Fantasmas”.

CONCEITO GERAL (8 linhas)

Em uma outra galáxia, no Planeta Vaca, os carrapatos bicos-de-pato gostam principalmente de sugar gororoba, sucos e objetos com canudinhos; ficar se “catapultando” por aí e explodir, virando fantasmas que sobem pro “Mundo dos Carrapatos Fantasmas” (o paraíso para eles). Bum e Bod são dois grandes amigos adolescentes que não engordam feito a maioria. Eles estudam e trabalham como estagiários. Nesse “mundo reino” não há automóveis e nem muitos objetos comuns no mundo humano. Inexplicavelmente tais objetos surgem do nada, após terremotos, e geralmente são catapultados como sucata alienígena para os lixões da cidade. Bum toda noite recebe uma ligação telefônica de sua mãe que já explodiu e “mora” agora no Mundo dos Carrapatos Fantasmas”.

APRESENTAÇÃO

Os carrapatos bico-de-pato Bum e Bod são os protagonistas adolescentes da série. Ambos moram no 30º. andar de prédios vizinhos, muitas vezes conversam pela janela de seus apartamentos. Para saírem de casa, eles lançam-se de paraqueda (e os guardam em suas carapaças). Para retornar, eles usam catapultas e quase sempre batem a cabeça na parede do prédio, escorregando para baixo até finalmente entrar em suas “casas”. Para se locomoverem de um lugar a outro, todos os carrapatos usam catapultas que podem catapultar um carrapato de 100 metros até alguns quilômetros. Também existem catapultas coletivas. As catapultas podem catapultar os carrapatos em lançamentos circulares, espirais, fugindo muita vezes às normas das Leis da Física.
A cidade dos carrapatos é cheia de prédios de pedra colorida com janelinhas. Neste mundo, os carrapatos sugam com canudinho comida (chamada de gororoba), animais (lesmas principalmente), objetos e sucos para engordar e um dia finalmente explodir.
A grande maioria dos carrapatos adultos já explodiu e foi morar no “Mundo Reino dos Carrapatos Fantasmas”. Tal reino do além é apresentado como paraíso e por isso todos querem explodir para irem até lá. Todos com exceção de Bum que tem medo de engordar e explodir.
Bod tem um aquário com peixes gordos, come de tudo (adora coisas nojentas, feito suco de lesma), mas não consegue engordar devido a um problema hormonal. Ele frequenta uma “Academia de Engordamento”, sem sucesso.
Bum e Bod são estudantes e os professores vivem explodindo literalmente.
Ás vezes os dois amigos trabalham de estagiários. Lavam paredes de prédios e outros serviços considerados não tão nobres. Ambos têm como chefe o carrapato Bonaparte, que lhes dá sempre as tarefas mais sujas e impossíveis, mas eles sempre com muita sorte conseguem realizá-las.
Muitas vezes, quando um carrapato acha que está prestes a explodir, ele faz a “Festa da Explosão” e convida todos os amigos.Bolão é um carrapato imenso, amigo de Bum e Bod, que faz festa toda semana, mas nunca consegue explodir.
No Mundo Reino dos Carrapatos não existem automóveis, refrigeradores, televisores, máquinas-de-lavar, rádios, ipods, computadores etc. Mas esses objetos surgem do nada sempre após um terremoto quando o Planeta Vaca Muge. Tais objetos são considerados lixo alienígena e são catapultados para o lixão da cidade, chamado de Lixão Extraterrestre.
Às vezes, quando está estressado e desanimado, Bum convida Bod e os amigos para andarem de Quase-Roda-Gigante (uma roda gigante toda torta de onde dá pra ver grande parte da cidade).
Vez por outra, cai um asteróide no planeta Vaca, desencadeando mudanças em alguns carrapatos.
Bem acima dos prédios passam enormes pedras flutuantes. O carrapato Severino (imitador de cangaceiro ao descobrir um baú vindo do Mundo Humano) vive em uma dessas pedras.
Há nuvens acima das pedras flutuantes e de vez em quando chove.
No céu existem duas luas que às vezes ficam pulando.
Neste Reino, o rei geralmente só fica uma semana no poder e então explode dando lugar a um novo rei, aquele que pegar a coroa real.
Além da cidade dos carrapatos, há vilas, montanhas, vulcões, lagos, pântanos, os terríveis buracos com olhos que levam a mundos subterrâneos cheio de monstros desconhecidos.
Nessa região bucólica há vacas azuis malhadas pastando e também os famosos tingue-lingues, frutas pulantes e falantes do tamanho e cor de uma laranja. Os carrapatos gostam muito de sugá-las e de vez em quando saem para caçá-las na mata.
Já os carrapatos megafone funcionam como emissários de notícias do reino e fofoqueiros. São muito pouco confiáveis, pois deturpam e deformam sempre as notícias.
Uma outra forma de comunicação muito comum entre os carrapatos é a confecção de aviõezinhos, chamados de voadores. Os carrapatos escrevem a mensagem em uma folha de papel, fazem dela um aviãozinho, falam baixinho pro aviãozinho ir até determinado endereço e o arremessam. Geralmente dá certo.
Mas lá também há jornais e livros e os carrapatos gostam muito de ler.
Todos os carrapatos têm dentes, apesar de dificilmente usá-los ou só usá-los em brigas para morder outros carrapatos.
Há carrapatos que ficam cantando e pedindo ajuda nas ruas.
Há também carrapatos mendigos e carrapatos bêbados.
Os carrapatos se acham os únicos seres racionais do Planeta Vaca. Para eles, todos os outros animais são simplesmente seres irracionais. Contradizendo o que os carrapatos pensam, e funcionando também como gags na série, os animais vão aparecer também resolvendo fórmulas matemáticas e físicas e também arquitetando planos para dominar o Mundo dos Carrapatos, sem sucesso.
FAIXA ETÁRIA DE 10 a 12 ANOS – Em “Carrapatos e Catapultas” haverá humor negro, namoro, sexualidade na adolescência, “morte” a partir das explosões e intertextualidades, cujo entendimento muitas vezes necessita de uma maior vivência de mundo por parte do expectador, mas não impedindo que expectadores memores também possam assistir ao desenho e se divertir muito.
Tanto o piloto quanto os demais episódios começarão com uma vinheta de abertura como acontece na maioria dos desenhos em série.
PERSONAGENS
BUM – gordinho. amarelo. É o único personagem que muda de cor quando fica muito nervoso. Então ele se torna azul. É o adolescente que não quer crescer e virar adulto. Desconfiado, Bum suga as coisas devagar, com medo de explodir. Apesar dos pedidos da sua Mãe Fantasma, ele não quer ir para o Mundo dos Carrapatos Fantasmas feito a maioria dos carrrapatos. Bum já começa a sentir atração pelas carrapatas, mas não quer namorar, pois não deseja deixar de ser adolescente. Bum tem Bod como seu melhor amigo. Ambos trabalham de estagiário para o patrão Bonaparte. Eles podam grama, limpam paredes, e fazem os serviços mais chatos e difíceis também. Bum mantém em seu apartamento em um esconderijo secreto, vários desses objetos proibidos. Entre eles um telefone com o qual ele conversa com sua mãe fantasma. Toda noite ele recebe ligação de sua mãe ou de alguém lá do Mundo dos Carrapatos Fantasmas. Muitas vezes quando está chateado, Bum usa o bordão: “Ai, Ai, carrapato não tem pai!”
BOD – Magrinho. Verde. Calmo. Acredita nas coisas e nos carrapatos em geral. Bod suga sua comida com vontade, mas tem um problema hormonal que o impede de engordar e explodir algum dia. Frequenta uma Academia de Engordamento. É o típico adolescente que quer fazer as coisas antes do tempo. Já se considera adulto, pronto para namorar e explodir. Vez por outra emite um arroto mortal que elimina o perigo, sem que ele ou os amigos perceberem. Bum e Bod tinham os pais desempregados e por isso ficaram também sem a possibilidade de substituí-los em seus empregos. O que eles encontraram como trabalho foi ser estagiários. Bod gosta muito de ficar dizendo que isso ou aquilo é super hiper carrapatal.
BAIXINHO – Carrapato baixinho. Marrom. Vem morar com o primo Bum, depois que seus pais explodem. Seu tique é ficar pulando e repetindo: “Catapulta, catapulta, catapulta...” É um carrapato-criança, chatinho e muitas vezes irritante. É louco por catapultas. Sempre diz pra Bum: “Minha mãe deixava eu fazer isso..., meu pai deixava eu fazer aquilo”.
BOLÃO – Só pensa praticamente em comida. Adora gororoba, mas suga também lesmas e outros animais. Se estiver com muita fome, chega a sugar até objetos que não lhe fazem muito bem. É muito gordo, quase sempre fica entalado nas portas-janela. Toda semana faz sua festa da explosão. Mas não explode nunca. Amigo de Bum e Bod, aparece nas horas próprias ou impróprias.
PATI – Carrapata adolescente. Tem longos cabelos negros, usa óculos, bico pintado de vermelho, dá em cima de Bum, mas esse não percebe. Trabalha na “Suganete”, lanchonete freqüentada por Bum e seus amigos. Bolão passa a ficar interessado nela. E acaba por se declarar, dizendo que por ela, ele até esqueceria de “sugar”.
MÃE DE BUM – Carrapata fantasma com cabelão armado. Telefona quase toda noite para Bum. Quer fazê-lo se alimentar bem para crescer e um explodir logo e então ir morar com ela no “Mundo dos Carrapatos fantasmas. Seu retrato aparece em um quadro que é porta-secreta para o quarto secreto de Bum.
PAI DE BUM – Carrapato fantasma que às vezes telefona para o filho Bum para desdizer tudo o que sua mulher fala.
BONAPARTE – Patrão de Bum e Bod. Faz com que os dois amigos realizam as tarefas mais chatas e difíceis. Eles são obrigados a lavar prédios e a podar grama da laje dos altos edifícios. Bonaparte usa sua “mão” naquela posição do Imperador Napoleão.
LEONARDO JUNIOR – Cabelos e barba branca, óculos. Inventor das catapultas tecnológicas. Usa peças dos lixos tecnológicos que caem no Planeta Vaca. Leonardo acha que o lixo pode sempre ser transformado em coisas boas. O povo só quer saber de catapultar todo o lixo “alienígena” que aparece para os lixões da cidade. É filho de um outro famoso inventor, o Leonardo pai, já explodido.
SUCATÃO – Robô baixinho.Vive repetindo: “Perigo! Perigo! Perigo!” (referência a série Perdidos no Espaço). É uma das invenções de Leonardo. Certa vez surgiu na cidade dos carrapatos e foi quase destruído pela população. “Uns ignorantes” segundo Leonardo. O Sucatão perdeu seus mais de dois metros de altura e ficou bem menor, mantendo apenas o nome.
SEVERINO – Carrapato que assume a personalidade de um cangaceiro depois de ter achado um baú cheio de livros sobre o cangaço, roupas, e até um toca disco com discos velhos. Mora numa pedra flutuante e gosta de tocar sanfona e dançar. Fala sempre rimando tudo. Observação: os livros encontrados são em português que por uma incrível coincidência é uma língua praticamente idêntica ao “carrapatês”, língua dos carrapatos.
FROIDE – Tem uma cabeçona de ET. É médico especialista em todas as doenças possíveis e impossíveis dos carrapatos. Usa métodos estranhos, malucos assim como ele.
CARRAPATOS MEGAFONES – Carrapatos bico-megafone, com voz de megafone. São os funcionários do rei. Transmitem as notícias do reino, já que lá não existem jornais, rádio, televisão, computador, Internet. As informações vão passando de um carrapato megafone para outro e assim por diante e quase sempre acabam se modificando completamente. Não são muito bem considerados pela população de carrapatos que acaba preferindo enviar mensagens pessoais nos voadores, os aviõezinhos de papel. Alguns megafones fazem “bico” anunciando produtos também.
CATAPULTEIROS – Carrapatos de capacete e desenho de catapulta no peito. Trabalham acionando as catapultas que transportam os carrapatos para aos mais diferentes locais.
PEIXES COM VÁRIOS OLHOS – No corredor da casa de Bod há um aquário torto com vários peixes gordos com vários olhos. Em alguns episódios eles aparecem olhando Bum e Bod (deformados devido ao vidro do aquário). Eles sempre vêem as coisas deformadas e suas falam são para criticar ou contar piadas do que vêem ou de suas vidas monótonas dentro do aquário.
BOLINHAS DE PELO – Os animais de estimação dos carrapatos geralmente são bolinhas de pelo pulantes que emitem sons estranhos. Cada bolinha de pelo combina com o cabelo do personagem que a possui, refletindo assim de certa forma sua personalidade.
LESMAS – São sugadas pela maioria dos carrapatos. Têm em média entre 20 e 30 centímetros. Distante das cidades há lesmas gigantes. Vivem grudadas nas paredes e catapultas. Os carrapatos fazem suco com elas.

TÉCNICA A SER USADA NO DESENHO CARRAPATOS E CATAPULTAS
O desenho animado “Carrapatos e catapultas” será em 2D, executado de forma toda digital. Mesmos os desenhos de pré produção, os storybords e as artes conceituais serão todos feitos eletronicamente. O software usado para a animação será o Toon Boom Studio.

O UNIVERSO
REGRAS DO MUNDO DOS CARRAPATOS

AS CATAPULTAS:
-- as catapultas são usadas no lugar dos elevadores e para transporte de um lugar a outro, já que no Mundo dos Carrapatos não existem automóveis, motos ou bicicletas.
-- Há catapultas individuais, catapultas para dois carrapatos. E até catapultas coletivas.
-- Há catapultas que catapultam para cima, em espiral, meia-volta, volta e meia, etc.
-- Todas as catapultas são administradas por funcionários chamados de Catapulteiros.
-- As catapultas são máquinas tecnológicas, contrastando com o mundo geralmente rústico dos carrapatos.

OS CARRAPATOS:
-- os carrapatos descem dos prédios onde moram de paraquedas.
-- Já no chão, os paraquedas se embutem novamente para dentro de suas carapaças.
-- Os carrapatos têm o tamanho médio de um ser humano e podem guardar muitas outras coisas dentro de suas carapaças.
-- Todos os carrapatos sugam com canudinhos.
-- Os canudinhos têm sons diferentes e sugam todo tipo de comida (sólida ou líquida). Apesar disso, os carrapatos têm dentes e usam pasta de dente e escova de dentes também.
-- Existem catapulteiros que lançam os carrapatos nas catapultas.
-- Para ser catapultado é preciso pagar com uma moeda triangular.
-- Quase todos os carrapatos detestam os lixos tecnológicos humanos que aparecem, “trazidos do nada”, vindos após um terremoto, caindo a esmo nos lugares mais inusitados. Exceção para Leonardo, Bum e Bod.
-- As carrapatas botam ovo e quando isso acontece, elas correm atrás de um carrapato para ser o pai do ovo e assim formar uma família. Muitos carrapatos fogem das carrapatas.
-- Os carrapatos sugam, sugam até explodir. Mas isso só acontece com os carrapatos adultos. Exceção para alguns carrapatos adolescentes.
-- Um carrapato explode nos momentos mais inusitados. Quando estão conversando com alguém, quando estão sendo catapultados, trabalhando, se divertindo.
-- Quando os carrapatos explodem, suas alminhas em forma de fantasma aparecem subindo para os céus.
-- Sempre que um carrapato explode, aparece do nada uma torcida de carrapatos aplaudindo o feito.
-- Explodir para os carrapatos é algo maravilhoso e esperado. Todos, ou quase todos, querem explodir para ir morar no “Mundo Reino dos Carrapatos Fantasmas”.
-- No Mundo Reino dos Carrapatos, os reis ficam geralmente uma semana no poder e depois explodem. Quem pegar a coroa vira o novo rei.
-- Muitos carrapatos adolescentes assumem a profissão dos pais quando explodem. “Meu pai explodiu ontem e eu vim trabalhar no lugar dele!”.
-- A população de carrapatos se comunica enviando mensagens em aviõezinhos de papel, chamados de voadores. È só escrever a mensagem, falar pro voador o destinatário e o seu endereço, e lançá-lo pela janela. O voador em questão geralmente chega direitinho ao local previsto.
-- Bum e Bod têm quadros de seus pais que já explodiram na parede de seus apartamentos. Muitas vezes os quadros mudam de feição de acordo com os acontecimentos das histórias.

O PLANETA VACA:
-- O Planeta Vaca fica em uma outra galáxia e tem duas luas que ficam, às vezes, brincando e pulando no céu.
-- Alguns prédios têm a laje com grama, outros são de pedra.
-- Há também pedras flutuantes acima dos prédios de pedra. O carrapato Severino mora em uma delas.
-- No mundo dos carrapatos não há televisão, rádio, ipod, computadores, nem a grande maioria dos produtos tecnológicos presentes no mundo humano.
-- O planeta onde moram os Carrapatos tem o formato de um planeta normal que vez por outra se abre e ganha a forma de uma Vaca.
-- Quando o Planeta Vaca muge, há terremotos e surgem lá objetos do mundo humano que são catapultados para um lixão.
Os objetos do mundo humano são lá considerados lixo ou sucata alienígena.
-- Os objetos do Mundo dos Carrapatos são geralmente feitos de pedra e madeira. Somente as catapultas são de lata, aço e são extremamente tecnológicas (invenções de Leonardo).
-- Aparecem também nos episódios alguns objetos de outros materiais, melhor delineados, para estabelecer contraste entre o rústico e o nobre.
-- As árvores são quadradas e de outras formas inusitadas, verdes ou azuis.
-- Há cogumelos gigantes fluorescentes.
-- Os animais de estimação são geralmente bolinhas de pelo de formatos diversos e ficam pulando feito pulgas.
-- Há também lesmas e mini-pterodátilos.
– Distante da cidade, há monstros e animais estranhos.
-- No Reino dos Carrapatos, quase todos os adultos já explodiram e foram parar no Mundo dos Carrapatos Fantasmas. Mas existem exceções. O patrão Bonaparte de Bum e Bod, por exemplo.
-- A polícia usa cacetetes com espinhos. E o apito dos policiais emite um som monstruoso.
-- Os apartamentos dos carrapatos têm encanamentos tortos nas paredes e teto.
-- No banheiro há vaso sanitário de pedra e chuveiro de pedra.
– A cama dos carrapatos é uma pedra e das carrapatas uma almofada.
-- Há luz nos apartamentos. Cada um gera a sua própria energia através de uma roda de madeira (tipo aquelas dos Hamsters). Eles chamam tal roda de “rodante”.
Todo final de episódio aparece um carrapato virando um número em uma placa, indicando o total de carrapatos que explodiram naquele dia. Em média explodem de 100 a 200 carrapatos cada episódio.

A COMIDA DOS CARRAPATOS:
-- Eles chamam a comida de gororoba.
-- Suco de lesma (Bum odeia).
-- Frutas imensas (Laranjona, pessegão, morangão, tomatão, abacaxizão, etc). E assim os carrapatos falam as frutas sempre no aumentativo.
-- Os carrapatos também gostam muito de tingue-lingues. Frutas pulantes que falam, tem filhos e são suculentas e deliciosas.
-- Mashmallow. OS carrapatos sugam potes de marshmallow. O mashmallow é tirado de uma montanha de mashmallow.
-- Alguns carrapatos sugam outros animais e até objetos.
-- Sugam também pipocas gigantes.
– O milho da pipoca quando posto em uma frigideira para estourar pode virar uma pipoca gigante
para se sugar ou pode estourar no formato de bichinhos e até no formato de objetos. Depende do tipo
de milho. Nas partidas de POPBALL (o futebol dos Carrapatos) a bola é uma pipoca gigante que estourou
na cerimônica inicial do jogo.

O QUE OS CARRAPATOS FAZEM PRA SE DIVERTIR:
-- andam de Quase-Roda-Gigante.
-- jogam cata-golfe (um jogo onde se lança uma bolinha através de uma mini catapulta de cima de um prédio com laje de grama até um outro e assim por diante.
-- Vão à Suganete, a lanchonete parra eles.
-- Vão ao Cinema. O Cinema dos Carrapatos é feito com teatro de sombras. Sombras comuns acabam se transformando em monstros e seres que metem medo. Um carrapato narra a história mudando as vozes.
-- Jogam Pipocao Game – lançam pipocas à distância para serem pegas e sugadas por outros carrapatos.
-- Visitam o amigo e inventor Leonardo.
-- Vão à praia, onde carrapatos surfistas de topete pegam onda. Alguns desses carrapatos têm ondas treinadas. Eles pegam as ondas e vão surfando nelas em terra firme também.
-- Vão ao estádio de pedra assistir a uma partida de POPBALL Nesse esporte, os carrapatos chutam uma enorme bola de pipoca com as carapaças. A bola tem que entrar no gol do adversário onde há um buracão. A bola é maior que os jogadores e é molenga com sons estranhos. Alguns jogadores explodem durante a partida. E suas alminhas vão subindo já planejando um jogo no Mundo dos Carrapatos Fantasmas. O banco de reservas é enorme, tem mais de 50 jogadores, alguns vão explodindo também. Os jogadores recebem números nas costas e no peito. Os números são pintados por um carrapato pintor. No final da partida a a bola é sugada.
-- Vão à BALADA CARRAPATAL. Uma casa de dança cheia de luzes. OS carrapatos dançam danças meio robóticas ao ritmo de músicas estranhas e experimentais. Suas carrapatas ganham forma de bambolês.
-- Vão esquiar na Montanha de Mashmalow.
-- Vão ao Pântano Maldito onde há cobras gigantes e monstros terríveis.
-- Vão aos Vulcões do Vale da Morte.
-- Vão assistir a um concurso para ver quem consegue sugar mais gororoba.
-- Vão a uma luta de carrapatos na gororoba.
-- Soltam pipas fluorescentes à noite.
– Participam de concursos do tipo: sugadores de gororoba, lançando o amigo carrapato a distância, etc.




compartilhe

comentários feed

+ comentar
Hermano Vianna
 

oi Almir - bacana você deixar a gente acompanhar a idéia do projeto aqui pelo Overmundo - por favor, mantenha-nos informados! só uma dúvida: a estréia vai ser em 2010, não vai? abraços

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 18/10/2009 19:48
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados