É observável a crescente presença da periferia na mídia. Seja na televisão, no cinema, no rádio ou na mídia impressa, pode-se ver um grande interesse em retratar essa realidade, seus costumes e as dificuldades dessa parcela da população nos últimos tempos. Na verdade, a periferia sempre teve um espaço no meio de comunicação mas sempre de forma marginalizada, contrariando parte do que ocorre hoje...
A faculdade de comunicação busca entender o processos atuais e domunicação, sendo assim, a iniciativa de algumas alunas foi criar um evento para discutir o assunto tando com os alunos como com a sociedade em geral, inclusive representandes de associações e entidades representantes da periferia da cidade.
A intenção é reunir os alunos de comunicação e área social da universidade, além de representantes das associações de bairros em um bate-papo sobre a relação entre mídia e periferia, fazendo uma espécie de conversa de enfoque nas diversas formas como a mídia retrata a periferia: os meios de comunicação independentes, o jornalismo retratando a periferia na grande mídia, programas de Hip Hop voltados ao público da periferia, novelas, e a tendência de programas, documentário e filmes que mostram a realidade(?) da periferia.
O cenário programado para o evento é o próprio auditório da FABICO, “transformado” em um ambiente de periferia. Serão usados elementos característicos dos meios de comunicação e representações da periferia, como reportagens de jornais sobre violência, cultura popular, acontecimentos que tenham envolvido pobreza ou classes baixas, tudo suspenso no teto. Além disso, as paredes seriam cobertas por tecidos grafitados.
O evento será dividido em duas partes, a primeira terá início às 10h com a apresentação do curta “O Poder e a Fé”, de Peter Dutra, e do filme “O Cárcere a Rua” de Liliana Sulzbach, ambos com reapresentação às 18h. Além disso, há um bate-papo marcado para às 19h30 min, que contará com a presença de Clary Sapiro (Drª em Psicologia de desenvolvimento), Rosina Duarte (ONG Alice), Gagui IDV (integrante do movimento Hip Hop RS), Nezzo (apresentador do programa Hip Hop Sul, da TVE), Bruno Lima Rocha (Coordenador da Região Metropolitana da ONG Abraço/RS). A mediação ficará a cargo de Ilza Girardi (Professora de Jornalismo da UFRGS).
O Antena Periférica conta com o apoio dos seguintes órgãos: Aleda, Alice, Bar do Alemão, Centro de Educação Profissional São João Calábria, Chica, FASE, Nação Hip Hop Brasil RS, Programa Hip Hop Sul – TVE, Tintas Renner, UFRGS e Zeppelin.
O QUÊ: Evento Antena Periférica
QUANDO: 11 de junho de 2007
ONDE: Auditório da FABICO – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Rua Ramiro Barcelos, 2705)
QUEM: FABICO – UFRGS
ENTRADA FRANCA
INFORMAÇÕES: marifpt@hotmail.com / (51) 9116.2035 c/ Mariana
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!