Sou um portoalegrense convicto. Nasci nesta cidade e por ela tenho um carinho especial. Quando adolescente ouvia amigos estrangeiros reclamarem da quantidade de ruas de paralelepÃpedo em Porto Alegre. Segundo eles, a modernidade se instalara na malha viária de suas metrópoles sob a forma de uma espessa camada negra.
Dores-de-cotovelo à parte segui crescendo entre pedras e atualmente acho um charme incrÃvel estas ruas revestidas de história e tradição, e é exatamente por isso é que com tristeza e indignação observo o asfalto tomando conta das ruas de minha cidade. E me pergunto: O que há de moderno em sufocar bueiros e reduzir drasticamente a altura dos meio-fios? Como se não bastasse a sandice do poder público, a iniciativa privada também chama para si o direito de destruir, revestindo até mesmo as vias da histórica Cervejaria Continental da Brahma, na rua Cristóvão Colombo, onde hoje se encontra o Shopping Total.
O mais curioso de tudo é que depois de acabarem com a permeabilidade das ruas, governo e sociedade civil discutem, arquitetam e implantam sistemas subterrâneos de coleta da água das chuvas. Alguém entende isso?
Moysés,
Concordo contigo,
É triste a gente amar a cidade em que vive e tê-la destruida em nome de argumentos ultrapassados.
Já tá na hora de mudar essa mentalidade que vem destruindo o planeta em troca de moeda...
Não dá prá entender!!!
Carla.
cara, eu sempre penso nisso... onde moro, na Baixada Fluminense isso é de lei: impermeabilizar o solo e esperar pelas próximas enchentes.
Não é possÃvel que não exista uma solução de engenharia que não seja essa.Aliás, pra resolver essas questões urbanas é que deveria servir a Engenharia e o dito Poder Público.
sei lá.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!