Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Asfalto ou paralelepípedo?

1
Moysés Lopes · Porto Alegre, RS
18/5/2008 · 58 · 2
 

Sou um portoalegrense convicto. Nasci nesta cidade e por ela tenho um carinho especial. Quando adolescente ouvia amigos estrangeiros reclamarem da quantidade de ruas de paralelepípedo em Porto Alegre. Segundo eles, a modernidade se instalara na malha viária de suas metrópoles sob a forma de uma espessa camada negra.

Dores-de-cotovelo à parte segui crescendo entre pedras e atualmente acho um charme incrível estas ruas revestidas de história e tradição, e é exatamente por isso é que com tristeza e indignação observo o asfalto tomando conta das ruas de minha cidade. E me pergunto: O que há de moderno em sufocar bueiros e reduzir drasticamente a altura dos meio-fios? Como se não bastasse a sandice do poder público, a iniciativa privada também chama para si o direito de destruir, revestindo até mesmo as vias da histórica Cervejaria Continental da Brahma, na rua Cristóvão Colombo, onde hoje se encontra o Shopping Total.

O mais curioso de tudo é que depois de acabarem com a permeabilidade das ruas, governo e sociedade civil discutem, arquitetam e implantam sistemas subterrâneos de coleta da água das chuvas. Alguém entende isso?

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Carla Pereira da Fonte
 

Moysés,
Concordo contigo,
É triste a gente amar a cidade em que vive e tê-la destruida em nome de argumentos ultrapassados.
Já tá na hora de mudar essa mentalidade que vem destruindo o planeta em troca de moeda...
Não dá prá entender!!!
Carla.

Carla Pereira da Fonte · Rio de Janeiro, RJ 18/5/2008 10:25
sua opinião: subir
heraldo hb /.
 

cara, eu sempre penso nisso... onde moro, na Baixada Fluminense isso é de lei: impermeabilizar o solo e esperar pelas próximas enchentes.
Não é possível que não exista uma solução de engenharia que não seja essa.Aliás, pra resolver essas questões urbanas é que deveria servir a Engenharia e o dito Poder Público.
sei lá.

heraldo hb /. · Duque de Caxias, RJ 19/5/2008 16:08
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados