Automedicação causa a morte de 29% dos brasileiros

Automedicação
1
Tobias · Angra dos Reis, RJ
21/2/2013 · 0 · 0
 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 29% das mortes ocorridas no Brasil são causadas por intoxicação medicamentosa, estando presente entre estas a automedicação e o uso de remédios sem receita médica.

Segundo a médica Tereza Tenório, responsável pela gestão de riscos e assistência hospitalar da Santa Casa de Maceió, a automedicação sem intervenção por parte de um médico ou de odontologista, os únicos profissionais habilitados a receitar remédios às pessoas, tem aumentado devido principalmente ao fácil acesso dos remédios em farmácias ou parafarmácias, para além de a população recorrer muitas vezes a remédios caseiros, sem evidência clínica.

Um estudo publicado em 2008 pela investigadora Daniela Aquino, revela que no Brasil, mais de 35% dos medicamentos são adquiridos sem receita médica, ou seja, sem a supervisão de um médico e sem o seu conhecimento relativamente ao estado de saúde do paciente.

Outro estudo publicado pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Rio Grande do Sul, revela que em Porto Alegre, 97% das residências visitadas no ano de 2000 possuíam pelo menos um medicamento em casa, com um média geral de 20 remédios, chegando em algumas habitações aos 89 remédios. Dos medicamentos encontrados, cerca de 55% foram adquiridos sem receita médica, sendo que 25% dos medicamentos no total tinham vencido o prazo de validade e 24% continuavam a ser utilizados.

É preciso reforçar o controle sobre os medicamentos comercializados e informar a população dos riscos da automedicação. A procura de ajuda médica é fundamental para a prescrição da medicação. Só um médico será capaz de avaliar a susceptibilidade individual de cada paciente e certificar-se de que cada medicamento se adequa da melhor forma a cada um e a cada condição. Se a consulta presencial, apesar ser a mais aconselhada, não for possível, também existe a consulta médica online, onde é possível esclarecer dúvidas médicas com um profissional de saúde credenciado, que poderá recomendar a melhor opção terapêutica.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados